4 vantagens de comprar materiais recicláveis para a produção na indústria

A sua empresa sabe quais são as principais vantagens de comprar materiais recicláveis para a sua linha de produção? Bem, não é de hoje que a sustentabilidade é um assunto importante para a indústria e, além de todos os benefícios sociais e ambientais que esse conceito engloba, há também outros infinitos pontos positivos atrelados a essa prática, desde o fortalecimento da marca até a otimização dos custos e recursos do negócio. 

Pensando justamente nisso, nós resolvemos preparar um post completo e destacar como esse tipo de prática tem permitido a algumas empresas se destacarem no mercado, a conquistarem novos patamares para suas marcas e, claro, contribuírem para a preservação do meio ambiente. 

Quer conferir e começar a aplicar essa ideia em seu negócio? Então, continue a leitura e tome nota das dicas. Vamos lá! 

Afinal, por que comprar materiais recicláveis para a indústria? 

Hoje, o conceito de sustentabilidade não se limita apenas a algumas ações em defesa do meio ambiente ou de alguma questão social, simplesmente para cumprir pautas do que chamamos de Marketing Verde. Muito pelo contrário! É cada vez mais notável a interpretação dessas ações pelos gestores como parte intrínseca das estratégias do negócio, trazendo vantagens reais para a saúde financeira, aumentando os níveis de produtividade e reduzindo os custos da empresa. 

Ou seja, a sustentabilidade na indústria é uma estratégia rentável, consciente e que pode gerar resultados muito além dos ganhos comerciais de sua marca. Ela pode ser parte também das suas atividades operacionais e trazer benefícios diretos para a empresa, conforme defendem especialistas

Quais são as vantagens de comprar materiais recicláveis na indústria? 

Há inúmeras ações e frentes que podem ser defendidas pela sua empresa como um plano de sustentabilidade e os resultados disso podem ser incontáveis. No entanto, quando o assunto é indústria, é natural que os gestores busquem soluções e alternativas sustentáveis atreladas a suas linhas de produção. 

Por isso mesmo, separamos a seguir pelo menos 5 das principais vantagens de comprar materiais recicláveis que podem ser úteis e fazer toda a diferença nas estratégias de sua indústria. Confira! 

1. Fortalecimento da marca 

Um levantamento recente feito entre brasileiros, aponta que os consumidores do país tendem a preferir marcas que apoiam ou defendem alguma pauta sustentável atrelada a sua marca. Esse número pode chegar até a 87%, mesmo que determinado produto ou serviço seja mais caro do que a média geral. 

Essa realidade se estende também para o cenário B2B, no qual é cada vez mais comum que empreendedores levem em consideração a preocupação com práticas sustentáveis ao buscarem novos parceiros e fornecedores estratégicos. 

Ou seja, ainda que sua empresa não tenho um plano definido de sustentabilidade, o fato de preferir comprar materiais recicláveis com um fornecedor especializado, já pode ser uma estratégia de fortalecimento de sua marca e, sem dúvidas, é fator a ser trabalhado pela sua equipe de marketing. 

2. Redução de custos 

Uma outra pesquisa nacional, realizada pelo SEBRAE de SP, mostra que mais de 48% das pequenas e médias empresas buscam por alternativas sustentáveis, exclusivamente, por um mesmo motivo: a redução de seus custos. 

Não há dúvidas que, entre todas as vantagens de comprar materiais recicláveis na indústria, um dos principais ganhos das empresas está associado a economia nas compras. Em geral, alguns tipos de materiais como o plástico, o vidro e o alumínio, costumam preços muito mais vantajosos ao serem recuperados e reaproveitados, tendo em vista a enorme demanda de materiais descartados e ao processo eficiente de reciclagem. 

Com isso, esses custos acabam sendo repassados em formas de economia para o comprador, que por sua vez, não perde em qualidade do material e pode investir essa diferença em outras ações diferenciadas para a sua marca. 

3. Responsabilidade social e ambiental 

Além de todas as vantagens comerciais e operacionais em se comprar materiais recicláveis para a indústria, outro fato essencial a ser levado em consideração é a real responsabilidade da empresa no seu ambiente de atuação. A sustentabilidade pode — e deve — render sim resultados financeiros e de marketing para a empresa, mas é fundamental que essas ações tenham realmente algum impacto positivo no planeta. 

Por exemplo, o plástico ainda representa o principal desafio ambiental para o mundo no século XXI e está longe de chegarmos a um cenário ideal, ainda que haja cada vez mais iniciativas dos consumidores. 

Ou seja, se a sua indústria opta, por exemplo, em utilizar o polipropileno gerado a partir de um processo de reciclagem em vez de uma produção nova, você não estará apenas garantindo a mesma qualidade e economizando custos. Sua empresa estará, automaticamente, contribuindo para a redução de impactos ambientais reais e globais. 

Por isso, muito além dos benefícios e vantagens comerciais, comprar materiais recicláveis para indústria é um ato de responsabilidade e consciência nos dias de hoje. 

4. Custo-benefício 

Já abordamos a questão da redução de custos entre as principais vantagens de comprar materiais recicláveis para a produção na indústria. No entanto, vale ressaltar também o quesito “custo-benefício”, quase sempre questionado por quem ainda duvida da qualidade dos produtos pós-consumo. 

Indiscutivelmente, a durabilidade dos produtos reciclados, hoje, na maior parte das vezes, é tão resistente quanto a de um material novo, em especial o plástico. É caso do polietileno reciclado de alta densidade, indicado para a fabricação de caixas industriais, capacetes, tampas e outros utilitários de alta frequência de uso. 

Além do custo normalmente mais em conta, esse tipo de material apresenta resistência alta contra impactos e segue todas as exigências necessárias para a produção de produtos finais. 

Em resumo, essas são algumas das principais vantagens de comprar materiais recicláveis para indústria e vale ressaltar esse assunto não se trata apenas de uma tendência no setor. É sem dúvidas também uma prática estratégica que pode gerar resultados incontáveis, tanto para a marca em si, como para as suas atividades operacionais. 

Gostou do post? Quer saber mais sobre sustentabilidade na indústria? Então, não deixe de conferir também nosso próximo artigo e entenda melhor quais as vantagens que o plástico reciclado pode proporcionar ao seu negócio. Boa leitura! 

 

 

Redes sociais:
Facebook
Facebook
Email
RSS
LINKEDIN