Empresas sustentáveis: como o emprego de materiais reciclados pode contribuir para essa questão?

Empresas sustentáveis: como o emprego de materiais reciclados pode contribuir para essa questão?

A discussão sobre a sustentabilidade nas empresas está cada vez mais evidente. Essas organizações buscam maneiras de adaptar seus processos produtivos, introduzindo práticas como o uso inteligente de água, a reciclagem do plástico e outras ações capazes de diminuir o impacto ao meio ambiente.
Essa preocupação com as questões ambientais ganhou mais força na década de 1990, principalmente nos países desenvolvidos, que sediam grande parte das empresas que têm filiais no Brasil. No entanto, a disseminação do assunto tomou grandes proporções e hoje também ocupa a pauta de empresas menores e até mesmo nas nossas rotinas domésticas.
Como tornar uma empresa mais sustentável, e, principalmente, como empregar materiais reciclados para ajudar nessa postura de apoio à sustentabilidade? É o que vamos abordar neste post. Acompanhe!

Qual a importância da empresa se tornar mais sustentável?

A sustentabilidade traz uma série de aspectos implícitos em sua prática, que vão desde a extensão das crenças e hábitos do empresário até o posicionamento no mercado.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos tem se fortalecido e a mídia está levando as pessoas a repensarem alguns hábitos. É claro que as marcas buscam um alinhamento a esses novos comportamentos, até mesmo para que se mantenham relevantes e tenham apelo diante do público.
Uma empresa com um bom planejamento ambiental consegue construir uma imagem positiva, associando a marca a boas práticas. Também são observados ganhos financeiros e operacionais.
Podemos tomar como exemplo um acontecimento trágico, como o rompimento da barragem de rejeitos de uma mineradora na cidade de Mariana (MG). O descuido gerou um impacto tão grande ao ambiente que dificilmente as pessoas esquecerão o ocorrido, gerando uma repercussão totalmente negativa, além de graves consequências financeiras.
Em outro espectro, podemos citar a Natura. A empresa investe em ações sustentáveis há alguns anos e foi a única organização brasileira a figurar na lista das 100 organizações globais com as melhores práticas sustentáveis.
Certamente, isso agrega muito à imagem da corporação e ajuda até mesmo a atrair novos clientes que são comprometidos com a causa e buscam produtos que tenham um menor impacto ambiental.

Como desenvolver a sustentabilidade nas empresas?

As empresas devem apostar no uso de materiais reciclados, embarcando na defesa da sustentabilidade e levando essas práticas para a produção interna. Vale a pena mostrar ao público como é feito esse uso, o descarte correto de matérias-primas e o aproveitamento de embalagens recicladas.
Isso mostra conscientização diante da necessidade de preservação ambiental e ajuda a posicionar essa empresa no mercado, afinal, a adesão a essas causas é uma bandeira importante a ser levantada. As ideias não só devem ser defendidas, como fazer parte da rotina e da cultura da empresa.
É importante revisar todas as atividades internas e de contato com o cliente, para entender o que pode ser mudado a fim de diminuir a geração de resíduos. Essas revisões incluem desde o uso de água até o descarte correto de materiais, passando pelos processos de produção e até mesmo como os produtos são embalados para os clientes.
Deve haver também uma preocupação constante com o gerenciamento de resíduos, mesmo que isso exija um investimento maior da empresa durante os primeiros meses ou anos. Além disso, devem ser adotadas novas rotinas de coleta, armazenamento e transporte de matérias-primas.
A sustentabilidade não deve ser só uma bandeira defendida pela empresa, mas tem que fazer parte da cultura organizacional de maneira profunda e ser um dos pilares que mantêm a corporação. Por isso, todas as práticas internas devem ser reavaliadas, para que estejam de acordo com os valores de preocupação com o meio ambiente.

Como funciona o uso de produtos a partir da reciclagem do plástico?

A adoção de práticas voltadas à sustentabilidade prevê uma mudança nas políticas organizacionais, mas essas transformações são extremamente válidas e vantajosas.
Grandes empresas já têm essa nova abordagem: O McDonald’s começará a produzir todas as embalagens a partir de fontes renováveis até 2025, assim como a água mineral Evian passará a fabricar suas garrafas a partir de plástico reciclado, mudando o processo produtivo também até 2025.
Outra gigante, a Dell, afirmou que suas embalagens não gerarão mais rejeitos até 2020, usando materiais de fontes sustentáveis. A Procter & Gamble produziu em 2017 a primeira garrafa de xampu reciclável, com até 25% de plástico recuperado das praias.
O uso de produtos reciclados de plástico promove o crescimento das empresas com sustentabilidade, impacta positivamente a gestão pública auxiliando na limpeza urbana e reduz gastos com matéria-prima virgem.
É possível usar o plástico reciclado em todo o tipo de embalagem que não tenha contato direto com alimentos e fármacos. O uso desse material substitui insumos e até mesmo reduz os custos de produção.

Como a Neuplast pode ajudar?

A Neuplast tem uma trajetória de mais de 35 anos de mercado e realiza todo o processo de reciclagem de plástico, garantindo máxima segurança e qualidade nos produtos.
A alta tecnologia usada no laboratório, aliada ao trabalho de profissionais capacitados, garante a padronização de cores e manutenção das propriedades físicas do plástico reciclado. Assim, os produtos fabricados com os nossos compostos  têm uma boa estética e contam com as especificações solicitadas.
Com todo o cuidado que a Neuplast aplica durante a descontaminação e lavagem, coloração, composição, ajustes e homogeneização, a sua empresa poderá contar e aproveitar ao máximo na hora de produzir as embalagens plásticas de material reciclado os benefícios desse tipo de produto, sem abrir mão da qualidade e atraindo um público que se preocupa com as questões ambientais.
Neste post apresentamos algumas empresas sustentáveis, o que fazer para tornar a sua organização mais sustentável e, principalmente, como usar a reciclagem do plástico para isso. Essa prática traz o aproveitamento de um produto que seria um resíduo extremamente prejudicial ao meio ambiente, favorecendo uma abordagem mais consciente a algo que já existe e pode ser reaproveitado.
E você, já sabe como implementar novas práticas na sua empresa? Tem uma visão clara do que pode ser mudado, de como reaproveitar alguns insumos e até mesmo de quais processos podem ser transformados? Se ainda há muitas dúvidas, entre em contato conosco e saiba como as nossas técnicas de reciclagem de plástico podem tornar a sua empresa mais sustentável, econômica e valiosa diante da concorrência.

Sem Comentários

Desculpe, os comentários estão fechados neste momento.