Polipropileno: conheça as características e vantagens desse material

Polipropileno: conheça as características e vantagens desse material

Polipropileno (PP) ou polipropeno é um polímero, mais precisamente um termoplástico, derivado do propeno ou propileno(plástico) reciclável. Ele pode ser identificado em materiais através do símbolo triangular de reciclável, com um número “5” por dentro e as letras “PP” por baixo.[3] A sua forma molecular é (C3H6)n.
O polipropileno é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico. Possui propriedades muito semelhantes às do polietileno (PE), mas com ponto de amolecimento mais elevado.
Sua cadeia, formada por estruturas moleculares de (C3H6), confere sua qualidade de termoplástico, facilmente moldável em altas temperaturas, o que viabiliza a sua larga utilização na indústria pelo seu perfil reciclável e sustentável.
O polipropileno é um commodity e apresenta baixo custo de processamento em relação aos demais plásticos. Quer conhecer mais sobre esse material? Continue a leitura deste post!

Principais características do polipropileno

Representado pela simbologia triangular de número “5” e abreviatura “PP”, esse é um material frágil e transparente, mas que possibilita diversas combinações de características — por exemplo, adicionando-se de 5% a 10% de polibutadieno origina-se o polipropileno de alto impacto.
Entre suas propriedades podemos destacar uma boa resistência química, pois não é afetado por soluções aquosas de sais inorgânicos, ácidos, bases minerais e a maioria dos agentes químicos de natureza orgânica — apesar de sofrer alterações por compostos halogenados, ácido nítrico fumegante, agentes oxidantes ativos, hidrocarbonetos aromáticos e cromados em altas temperaturas.
Operável até 115°C, admite ter sua resistência calorífica estabilizada para prolongar sua aplicação em temperaturas mais altas, com vida útil que pode atingir 5 anos a 120°C, 10 anos a 110°C e 20 anos a 90°C. E ainda:

  • absorve pouca umidade (não é higroscópico);
  • resistente ao impacto;
  • alta dureza superficial;
  • soldável;
  • transparente por contato;
  • baixa permeabilidade ao vapor de água;
  • baixíssima condutividade elétrica;
  • resistente ao atrito, à fadiga por flexão e ao entalhe;
  • moldável;
  • atóxico;
  • de baixo custo;
  • de fácil usinagem;
  • instável na presença raios ultravioleta;
  • aditável;
  • altamente leve — com densidade na ordem de 0,905 g/cm3, uma das mais baixas entre todos os plásticos.

Suas propriedades de resistência mecânica e tenacidade podem ser aumentadas com aplicação de fibras de vidro, enquanto suas propriedades elétricas são afetadas em vários graus de temperatura de serviço, em que a constante dielétrica não muda, mas a resistência aumenta e a resistividade volumétrica reduz.

Formas de processamento do polipropileno

O polipropileno é um plástico moldável apenas sob aquecimento, sendo 100% reciclável e possível de ser aditivado com uma infinidade de substâncias. Mesmo tendo propriedades semelhantes às do polietileno (PE), seu ponto de amolecimento é mais elevado. Pode ser submetido aos processos de:

Extrusão

Nesse processo de transformação, o material a ser moldado é empurrado para uma matriz de extrusão na extrusora, máquina que tem na entrada um funil de alimentação, sequenciado por um cilindro, no qual gira uma espiral contínua e uma ponta de suporte.
O polipropileno usado no processo de extrusão é usado na fabricação de filmes para embalagens em geral, fios descontínuos ou contínuos e chapas, em um processo semelhante ao utilizado no poliestireno.

Sopro

O polímero fundido após extrusão é alocado em um molde hermeticamente fechado. Um fluxo de ar é direcionado por uma pequena fenda e faz com que o polímero, em contato com a parede fria do molde, assuma a forma dele.
São inúmeros os modelos de máquinas de sopro, que se diferem principalmente pelo tipo de molde que recebe o polímero e pelo volume de produção. Produtos oriundos desse processo são usados como recipientes para xampus, garrafas e outros produtos domésticos.

Injeção

Possibilita produções de grande precisão, em que o material é aquecido e fluidificado para, sequencialmente, ser injetado em um molde cuja cavidade é o negativo da peça a ser produzida — e que se enche de plástico sob grande pressão para posterior resfriamento.
É uma moldagem de maior custo, pois os moldes são fabricados em aço ou alumínio, sendo viável apenas para produção de larga escala. Os produtos oriundos desse processo normalmente são utilizados para acondicionamento de bebidas em geral.

Termoformagem

Também chamado de vacuum forming, consiste em aquecer uma placa plana e extrudada de plástico polipropileno sobre um molde (macho ou fêmea), a fim de que ela amoleça e assuma sua forma. O ar entre as superfícies é sugado com auxílio de equipamentos a vácuo ou ar comprimido e a peça é posteriormente resfriada e removida sem distorção.
É utilizado para a produção de artigos descartáveis e embalagens rígidas (margarina, sorvetes, bebidas etc.), que mantêm a qualidade e o sabor dos produtos mesmo expostas ao frio e ao calor.

Aplicação do polipropileno no mercado

Os principais usos desse tipo de plástico são na indústria automobilística e na área de utilidade doméstica, devido ao seu baixo custo, à fácil moldagem, à atoxicidade e à ocasional transparência — diferenças significativas em relação a outros materiais pelo senso mais estético e funcional.
Na indústria automobilística, a grande vantagem além do custo é a quantidade de aditivos que podem ser utilizados para a modificação de algumas de suas características, principalmente por ser um produto reciclável.
Além disso, o polipropileno tem sido usado como substituto do polietileno porque além de ter uma gama enorme de possibilidades de adequação aos processos de produção, desde peças mais complexas a produtos mais simples, é um material muito versátil, que consegue atingir uma qualidade superior, com valor agregado e aspecto visual diferenciado.
Suas formas de apresentação são:

  • filmes e películas, para embalagens na indústria alimentícia, cigarros e doces em geral;
  • chapas, em embalagens rígidas que substituem inclusive o PVC, por ser mais econômico;
  • fios e tecidos descontínuos e contínuos, para confeccionar cordas, cabos, tapetes, sacarias etc.

Vantagens do polipropileno sobre outros materiais

É um produto que pode ser soldado com o próprio propileno (soldagem por fusão), apresenta boa estabilidade térmica — que viabiliza seu uso antitérmico —, é atóxico — o que aumenta o seu uso na indústria alimentícia — e possui baixo custo de produção.
Os tipos homopolímeros possuem peso molecular e densidade mais baixos, e por isso são mais leves e brilhantes, com características visuais comercialmente mais viáveis.
Já o copolímero pode ser o randômico, ou seja, de extrema transparência, além de ser resistente mecanicamente, sendo empregado em produtos que necessitam de uma dureza maior.
Além de ser antiaderente, outras vantagens do polipropileno sobre os demais plásticos é sua facilidade de pigmentação e boa resistência à flexão, que amplia sua aplicação na fabricação de tampas do tipo “abre e fecha” sem quebrar.

Desvantagens do polipropileno

Uma das suas desvantagens é a sensibilidade aos raios ultravioletas e a ocorrência de intempéries, o que inviabiliza o seu uso na construção civil e em outros segmentos da engenharia, além de apresentar pouca resistência térmica (acima de 90°C e abaixo de 0°C), a abrasão e a agentes oxidantes.
Além disso, é um material que possui condutividade térmica baixa, sendo conveniente evitar qualquer forma de aquecimento excessivo durante a sua usinagem, a fim de que não sejam geradas tensões internas prejudiciais à geometria e às dimensões da peça acabada.
Apesar disso, o polipropileno sobressai como uma das resinas mais bem-sucedidas da indústria do plástico, além de uma das mais consumidas em um mercado em constante expansão — pois seu alto rendimento e flexibilidade são sinônimos de produtividade para o transformador.
A Neuplast é uma empresa de transformação de polipropileno e outros plásticos de aparas industriais e oriundos do pós-consumo, para reutilização em novos produtos. Quer saber como podemos aumentar a sua eficiência produtiva com esse material? Entre em contato conosco!

Sem Comentários

Desculpe, os comentários estão fechados neste momento.