Saiba mais sobre a indústria de reciclagem de plástico no Brasil

Saiba mais sobre a indústria de reciclagem de plástico no Brasil

Hoje em dia, com os avanços tecnológicos, a demanda por matéria-prima para a produção nas indústrias tem aumentado consideravelmente. Isso porque os sistemas mecanizados de produção são, cada vez mais, capazes de produzir em maior quantidade e de forma otimizada.
Nesse cenário, a indústria de reciclagem do plástico também vem crescendo de forma a atuar em prol do meio ambiente. O plástico é um material resistente que pode levar até 400 anos para se decompor na natureza. Analisando seu período de decomposição, podemos imaginar o quão impactante pode ser o descarte incorreto do material na natureza, não é verdade?
Nas grandes cidades, o descarte inadequado do plástico e de outros materiais que também deveriam ser coletados e separados corretamente acaba gerando grandes consequências: alagamentos, poluição visual e até mesmo, do ponto de vista financeiro para a gestão pública, um considerável aumento nos gastos com a limpeza urbana.
Além de contribuir para sua retirada do ecossistema, alguns dos benefícios em se investir na reciclagem do plástico são construir uma boa responsabilidade social para as empresas e ainda garantir preços mais competitivos por meio da aquisição de matéria-prima reciclada no lugar da utilização de material virgem.
Apesar de muitas das grandes cidades brasileiras sofrerem com os impactos da poluição, o país possui uma forte indústria de reciclagem de plástico. Neste post, você conhecerá o perfil desse segmento. Continue a leitura e saiba mais!

O perfil da indústria brasileira de reciclagem de plástico

De acordo com apontamento do portal Sustentabilidade, do jornal Estadão, estima-se que no Brasil cada habitante produz cerca de 387 quilos de lixo por ano, colocando o país como uma das nações mais produtoras de lixo do planeta. Isso nos deixa lado a lado com países desenvolvidos, porém o descarte adequado ocorre como em países pobres, sendo que somente 40% do total é separado corretamente.
Ainda há a estimativa do Ministério do Meio Ambiente de que cerca de 80% das embalagens plásticas de todo tipo de produto acabam sendo descartadas incorretamente e após terem sido utilizadas apenas uma única vez. Contudo, no país, a indústria de reciclagem de plástico é bem ativa.
Segundo balanço do setor, encomendado pela Plastivida, 21% do plástico pós-consumo é reciclado mecanicamente, enquanto o Reino Unido reaproveita cerca de 20% do material. O Brasil ainda está à frente de outras nações desenvolvidas, como a França (19%) e a Finlândia (18%) — sendo que esta última possui elevadíssimo índice de qualidade de vida.
Segundo o portal Mundo Plástico, o país possui cerca de 11 mil empresas direcionadas para o reaproveitamento do plástico, o que é um dado bastante satisfatório por ser eficiente em comparação a diversos outros países do mundo. Contudo, ainda há muito o que crescer e aproveitar da demanda do material no estágio pós-consumo.
Por outro lado, a indústria de reciclagem de plástico brasileira já é bastante madura: a grande maioria das empresas possui mais de 10 anos de atuação no mercado, garantindo que elas atuem de forma mais eficiente em termos de capacidade de reciclagem e também em expertise nos processos.

A reciclagem do plástico no Brasil

No país, o plástico se faz presente em diversos segmentos, incluindo o setor automotivo, a construção civil, a medicina e a indústria de eletrônicos. De todos os mais de 10 segmentos, o material é melhor reaproveitado a partir do correto descarte na construção civil, na indústria alimentícia e no setor de automóveis e autopeças.
Em áreas onde há grande utilização do plástico, como a região metropolitana da Grande São Paulo e outras metrópoles do país, os efeitos da reciclagem são mais marcantes, porém ainda insuficientes.
Enquanto cidades como Curitiba e outras nos arredores dificilmente sofrem com algum transtorno como enchentes e alagamentos, outras como São Paulo, por exemplo, sentem mais os efeitos do descarte incorreto. A partir dessa comparação entre duas regiões muito próximas, percebemos um ótimo benefício da reciclagem: cidades mais limpas e com menos transtornos.
Outra vantagem, e provavelmente a mais importante, é a preservação dos recursos naturais, uma vez que o plástico reutilizável passa a compor a matéria de produção nas indústrias, o que também gera economia no consumo de água e de energia. Dessa forma, é possível garantir um preço competitivo na venda dos produtos obtidos a partir de todo o processo de reutilização.

O plástico e suas etapas de reciclagem

Separação

Essa etapa é fundamental para assegurar que o plástico esteja em condições de permanecer no sistema de reciclagem. Como o material é admitido para todo o tipo de uso — embalagem para alimentos, sacolas, frascos de cosméticos, entre outros —, é extremamente importante que aconteça essa separação 
Para tudo o que fazemos por meio da adoção de boas práticas podemos alcançar excelentes resultados. Na indústria de reciclagem de plástico não é diferente! Todo o processo é executado de forma otimizada, a qual possibilita o aproveitamento de 100% do material submetido à reciclagem em todas as etapas.

Trituração

Neste primeiro estágio, o material é triturado até atingir o menor volume possível, de modo a garantir que o plástico estará apto a ir para as demais etapas do processo.

Lavagem e separação

Essa etapa também é fundamental, sendo extremamente importante que aconteça essa limpeza, a fim de eliminar resíduos dos produtos comportados em sua forma anterior.
Esta segunda separação ocorre ainda em água, sendo que os resíduos mais pesados tendem a ir para o fundo dos tanques de lavagem enquanto as partículas mais leves ficam na superfície da água.

Drenagem

Após a separação, a trituração e a lavagem, os resíduos são acondicionados separadamente por diferenças de densidade, desde as mais densas até aquelas mais leves. São acondicionados em tanques, recebem tratamento de secagem e são analisados para compor as devidas receitas e transformarem-se novamente em compostos.

Extrusão

Nessa fase, o plástico sofre ação de pressão e temperatura, na qual é derretido (fundido) e passa por um processo de resfriamento e de corte até resultar nas pequenas partes de plástico que serão empacotadas.
Então, conseguiu perceber as vantagens provenientes dessas boas práticas que, de forma sustentável, são capazes de oferecer resultados bastante satisfatórios no médio e no longo prazo?
As inovações do plástico proporcionaram diversos avanços tecnológicos para o homem. Levando em consideração a quantidade de lixo produzida no Brasil anualmente (quase 80 milhões de toneladas), pode-se entender que o lixo se tornará cada vez mais valioso.
Gostou deste artigo sobre a indústria de reciclagem de plástico no Brasil? Aproveite e compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas também fiquem por dentro desse assunto tão relevante!

Sem Comentários

Desculpe, os comentários estão fechados neste momento.