Confira quais são as certificações de qualidade para a indústria

Confira quais são as certificações de qualidade para a indústria

Os fabricantes de produtos industrializados sabem melhor que ninguém que padrões e normas técnicas são a chave para o sucesso na indústria. Por isso, adquirir certificações de qualidade é um passo natural para aqueles que visam ao aprimoramento constante de seus processos. Certificar a empresa em vários itens é muito interessante para comunicar facilmente quais os padrões seguidos na empresa.
Para entender melhor como funcionam as certificações de qualidade, continue acompanhando este artigo! Apresentaremos um panorama do tema, indicando as principais certificações de qualidade relevantes para a indústria!

O que são certificações de qualidade?

Uma certificação é um atestado de conformidade com algum tipo de padrão, pois as empresas certificadas recebem um selo de qualidade, representativo de uma série de regras que são seguidas. 
O selo é uma forma de comunicar resumidamente quais são os procedimentos internos da empresa, garantindo mais transparência com relação à conduta empresarial. Os selos são colocados nos rótulos, manuais de produtos e site da empresa, como forma de agregar valor à marca.
As normas para certificação são apresentadas aos interessados de antemão. Assim, a empresa busca a adaptação de suas práticas para aplicar os critérios de qualidade da entidade certificadora.
A credibilidade dos selos de certificação vêm dos processos e exigências muito rígidos feitos pelas entidades certificadoras. Não é todo tipo de certificado que vale, ele deve ser bem aceito no mercado, reconhecido pelos consumidores e ser parte de um processo sério de reconhecimento. Nos certificados notoriamente reconhecidos, só recebe a certificação quem cumpre os requisitos e se submete à possibilidade de auditorias, inspeções e verificações de cumprimento de requisitos.
Clientes, fornecedores e autoridades de fiscalização utilizam as certificações de qualidade como critério para verificar os processos da empresa. Uma determinada certificação representa a abertura de portas e novos mercados para a indústria, por isso é sempre importante verificar quais certificados são valorizados em sua área de atuação.

Quais são as principais certificações de qualidade na indústria?

Cada vez mais o mercado se volta para as certificações como maneira de comunicar requisitos de qualidade. Por isso, alguns certificados serão relevantes para um setor e completamente dispensáveis para outro. Assim, separamos a seguir os principais certificados relevantes para a indústria!

ABNT NBR 16001

 As empresas detentoras do certificado da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 16001 atendem aos requisitos relativos à responsabilidade social em seus sistemas de gestão. A norma nacional se baseia na diretriz da International Organization for Standardization (ISO) nº 26000, que é diretiva, mas não permite certificação. A ABNT é a representante nacional da ISO e, por isso, é quem cria os padrões e normas para uso interno.

ISO 9001:2000

A versão vigente da norma ISO 9000 veio de uma revisão dos mecanismos de atribuição do certificado. Trata-se da busca pela qualidade total e melhora contínua nos processos de gestão em uma empresa.

ISO 14000 

O grupo de normas ISO 14000 trata de sistemas de gestão ambiental. Segue a mesma estrutura e parâmetros do ISO 9000, mas com foco na responsabilidade ambiental nos processos de gestão.

ISO 22000:2018

A certificação ISO 220000 tem como objetivo padronizar as práticas de gestão da empresa visando facilitar o comércio e promover o avanço tecnológico. Trata-se de um sistema completo para segurança na produção de alimentos. Os fabricantes certificados devem demonstrar a capacidade de controlar perigos relacionados à segurança alimentar.
A família ISO 22000, além das normas gerais, contém uma série de normas específicas para cada um dos aspectos da segurança alimentar, tais como rastreabilidade na cadeia alimentar e fabricação de alimentos.

Certificação de Orgânicos

Uma empresa que recebe a certificação orgânica em seus produtos indica que a origem de todos os insumos envolvidos na produção cumprem as normas da Lei nº 10.831/2003. Para conseguir o certificado a empresa deve se abster de usar produtos com agrotóxicos ou de fontes não renováveis.

Selo FSC

FSC é a abreviação de Forest Stewardship Council, o nome da ONG que fornece o certificado. Empresas acreditadas com o selo FSC são reconhecidas por realizar manejo florestal ecologicamente responsável. Trata-se de um selo internacionalmente valorizado para atestar o uso adequado de recursos naturais.

Selo SENAPLAS

O selo SENAPLAS é concedido às empresas recicladoras, mas que é de interesse de qualquer empresa que adquire insumos plásticos reciclados. A certificação é concedida pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) para os recicladores que comprovam a idoneidade de origem dos materiais vendidos.
Quem adquire produtos de uma recicladora certificada pelo SENAPLAS consegue atender ao critério da Política Nacional de Resíduos Sólidos na questão da responsabilidade compartilhada. Recicladores certificados são a garantia de que o material adquirido pela fabricante é mesmo fruto de reciclagem.

Como conseguir certificações de qualidade?

A forma de conseguir as certificações de qualidade que se apliquem ao caso da empresa é sempre buscar a entidade certificadora. Ela indicará quais são os passos para a certificação. 
É comum que a empresa passe por um longo processo para conquistar o certificado. Em muitos casos, é necessário fazer uma verdadeira revolução na cultura organizacional, modificar processos e departamentos inteiros, para só então ter condições de certificação. Isso é parte do processo e não há nenhum problema em investir tempo e recursos para realizar as mudanças necessárias. As empresas que se submetem ao processo de certificação recebem bons retornos desse investimento.
Todos os processos e práticas de gestão serão avaliados na fase de vistoria para a concessão do certificado. Para facilitar, a maioria das empresas opta por contratar uma consultoria especializada no certificado almejado. Assim, todos os parâmetros e normas técnicas são adotados antes da avaliação final, garantindo que o pleito de certificação terá um final satisfatório.
As certificações de qualidade são uma prova de seriedade e profissionalismo da empresa. Ser detentor de certificados reconhecidos para a área de atuação da indústria é uma forma de se destacar e conquistar novos negócios.
Cada vez mais a transparência das empresas quanto a processos e responsabilidades sociais e ambientais faz parte das exigências do público. Assim, buscar as certificações assegura não só a relevância da empresa, mas também sua manutenção no mercado.
Agora que você aprendeu mais sobre certificações, veja também como a gestão total de qualidade pode ser aplicada nas indústrias!

Sem Comentários

Desculpe, os comentários estão fechados neste momento.