Confira as 11 melhores práticas de gestão financeira para indústria

Confira as 11 melhores práticas de gestão financeira para indústria

Uma gestão financeira para indústria eficiente compreende uma série de requisitos básicos comuns a qualquer setor de atividade ou tamanho de empresa: organização, inovação, eficiência operacional, monitoramento constante das rotinas e análise de mercado, entre outros.
Cada um desses fatores contribui para que a organização mantenha altos os níveis de competitividade de mercado, market share e satisfação do cliente, além de ser benéfico para a diminuição do turnover e índices de ociosidade, por exemplo.
Neste post, mostraremos a importância de se ter uma boa gestão financeira e apresentaremos algumas dicas para garantir os melhores resultados operacionais. Confira!

Vantagens com a integração de processos financeiros

Entre os principais beneficiados por uma gestão financeira para indústria estão todos os setores internos e os stakeholders da organização, com destaque para:

Fornecedores

A integração de um processo financeiro possibilita acompanhar o fluxo de caixa em tempo real e, com isso, realizar o processo de compra de forma mais eficaz e ter maior poder de negociação de preços e prazos na aquisição de insumos e outros materiais para o processo produtivo.

Clientes

Em uma gestão financeira bem elaborada, o setor de vendas também se integra ao fluxo de informações e permite que a empresa possa adotar políticas promocionais a fim de promover determinado produto ou receber maior autonomia na negociação comercial.

Colaboradores

Uma equipe envolvida nos processos financeiros da indústria reconhece os valores da empresa, trabalha constantemente e de forma consciente, para que o alcance de resultados pela empresa signifique reconhecimento financeiro para ela também; a eficiência produtiva é motivada por esse fato e o resultado positivo é consequência de melhoras significativas na cultura organizacional.

Governo

Padronizar lançamentos financeiros e dos produtos resultantes do processo produtivo, tanto como seus respectivos impostos, facilita a transmissão de dados à Sefaz (Secretaria da Fazenda) para emissão do Sped Fiscal (Sistema Público de Escrituração Digital), exigido das indústrias.
Em uma gestão financeira para indústria é essencial a elaboração de um planejamento estratégico que aloque adequadamente investimentos e identifique novas oportunidades de negócio.
Isso porque os gestores, por meio de relatórios e planilhas, podem decidir por trabalhar nessas oportunidades com o desenvolvimento da relação entre clientes antigos e a marca ou na busca de novos mercados com a ampliação de canais de venda, por exemplo.
Outra vantagem pela otimização da gestão financeira é a possibilidade de se fazer provisões na quitação de impostos, folha de pagamentos e passivos trabalhistas, como também evitar a incidência de juros e multas sobre valores de despesas operacionais.
Além disso, é imprescindível determinar com exatidão os valores a realizar em longo prazo, para não comprometer o capital de giro e o fluxo de caixa da empresa com despesas de curto prazo, aquisição de estoque desnecessário e manutenção de equipamentos, entre outros.

11 práticas eficientes de gestão financeira para indústria

1. Automatize processos

O registro de todas as rotinas num banco de dados, com a aquisição de um software de gestão, melhora o fluxo de informação na empresa, auxilia na tomada de melhores decisões, promove maior eficiência produtiva com a padronização de processos, reduz custos e despesas operacionais, diminui o tempo de resposta aos stakeholders, facilita a identificação e a correção de gargalos em todos os setores e melhora os resultados em longo prazo.

2. Gerencie o seu tempo

Ter maior controle, com a facilidade do gerenciamento à distância, por meio de aplicativos de gestão mobile, confere aos gestores mobilidade e agilidade no acesso às informações e permite, inclusive, uma gestão mais eficiente do tempo.

3. Controle a produção frequentemente

É importante fazer um controle de produção para que os recursos da organização não sejam investidos principalmente em estoque ocioso, o chamado custo de oportunidade, em que valores poderiam ser mais rentáveis, se aplicados de outra maneira.

4. Padronize etapas do processo produtivo

Planejar as etapas de produção tendo como critério de padronização a base de dados única da empresa aumenta a eficiência produtiva, diminui erros operacionais e custos com o retrabalho nas operações, além de possibilitar que rotinas sejam realizadas com maior segurança.

5. Defina um plano tático anual

A projeção de receitas e despesas num Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) da indústria reforça a criação de objetivos financeiros, planos de metas e bases de investimento.

6. Promova qualificação profissional

Aumentar a qualificação da força de trabalho da empresa diminui a ocorrência de erros e, com isso, aumenta a produtividade. Além disso, esse é um fator motivacional que impulsiona os índices de melhora na cultura da empresa.

7. Controle o capital de giro

É preciso manter um equilíbrio na liquidez da organização com um capital de giro sempre disponível para emergências. Isso é possível com uma política planejada de prazos concedidos e recebidos, um plano tático anual bem definido e muita disciplina.

8. Converta receitas em disponibilidades

Um faturamento alto não significa lucro líquido. É necessário apurar se a empresa realmente está trabalhando bem essas margens, arcando com os custos de produção e despesas operacionais e ainda, fazendo provisões para capital de giro e despesas eventuais.

9. Faça distinção entre faturamento e pró-labore

Não é incomum a retirada de valores da empresa para uso pessoal e essa prática também compromete o DRE e seu capital de giro.

10. Provisione a folha de pagamento

A folha de pagamento nunca pode ultrapassar 40% do faturamento. É importante avaliar com frequência o desempenho de cada função, os índices de produtividade e ociosidade de cada colaborador e definir um plano de cargos e salários eficiente.
Além disso, deve-se provisionar despesas como 13º salário, férias, passivos trabalhistas e outros encargos para não comprometer o financeiro da empresa quando esses forem demandados.

11. Invista no futuro

O crescimento da empresa depende das projeções que forem feitas e do estudo de viabilidade de investimento de recursos em novas oportunidades de negócio como com a inserção da organização em novos mercados, ampliação estrutural e aquisição de novas unidades, entre outras.
Não é novidade que, numa gestão financeira para indústria, são necessárias ações gerenciais controladas e com base na informação. Ter em mãos relatórios para análise melhora o processo de decisão, diminui a ocorrência de medidas improdutivas e aumenta o resultado da empresa em longo prazo.
Adote essas práticas de gestão financeira para indústria e perceba mudanças significativas no setor, que impulsionarão o faturamento da empresa e os níveis de satisfação de todos os envolvidos.
Gostou das nossas dicas? Tenha sempre acesso às informações necessárias para melhorar o desempenho da sua empresa: siga-nos no Facebook, LinkedIn e YouTube!

Sem Comentários

Desculpe, os comentários estão fechados neste momento.