Qualidade do plástico reciclado: entenda as vantagens dessa matéria-prima

Qualidade do plástico reciclado: entenda as vantagens dessa matéria-prima

A qualidade do plástico reciclado é um fator determinante para a escolha de insumos oriundos desse processo em detrimento da matéria-prima virgem, de modo que as qualidades de aparência e aplicabilidade sejam mantidas.
Esse reaproveitamento máximo no pós-consumo reduz os impactos ambientais — principalmente no que se relaciona à emissão de gases, depósito em aterros e economia de água e energia em processos — fomenta a economia e valoriza aspectos sociais por meio da motivação pela coleta seletiva e pela participação indireta de cooperativas, seletores e catadores informais.
O objetivo deste conteúdo é demonstrar que a qualidade do plástico reciclado é essencial para o desenvolvimento do setor. Confira!

Quais os tipos de plástico existentes na indústria?

Os avanços econômicos mundiais foram, em muito, possibilitados pelo plástico, que confere agilidade na execução de obras, leveza e eficiência de consumo nas indústrias automotiva e aeronáutica, maior tempo de manutenção de alimentos com embalagens ou na fabricação de instrumentos na medicina, por exemplo.

Os plásticos podem ser diferenciados por famílias, veja alguns exemplos:

  • poliéster: polietileno tereftalato (PET), usado em garrafas de refrigerantes, tampas de recipientes, tambores para tintas;
  • poliolefínicos: polietileno de baixa densidade (PEBD), média densidade (PEMD), alta densidade (PEAD) e ultra-alta peso molecular (PEUAPM); consumido por fabricantes de engradados de bebidas, coletes à prova de balas, fibra óptica, baldes, tambores, embalagens de leite, autopeças, entre outros; e polipropileno (PP), que compõe embalagens de massas e biscoitos, potes de margarina, brinquedos, autopeças, tubos, fraldas, utilidades domésticas e embalagens de chips;
  • vinílicos: cloreto de polivinila (PVC), comum em tubos, conexões, esquadrias, janelas, garrafas de água mineral e mangueiras;
  • estirênicos: poliestireno (PS), utilizado na fabricação de eletrodomésticos, potes de iogurte e sorvete, pratos, tampas de embalagens, aparelhos de barbear, brinquedos, eletrodomésticos, peças automobilísticas e copos descartáveis.

Alguns plásticos misturam dois ou mais polímeros, mas muitas das famílias de plástico não são compatíveis em seu processamento. São utilizados métodos de seleção que abrangem a observação do material durante sua queima e na identificação contida em sua impressão por meio de um código internacional (triângulo com um número) padronizado pelos fabricantes.

Quais as principais aplicações do plástico reciclado?

Podemos destacar algumas das principais aplicações do plástico reciclado em nosso dia a dia, como embalagens cosméticas, mochilas, para-choques de carros, na construção civil, utensílios domésticos, artigos de papelaria, capas para smartphones, objetos de decoração, tapetes, vestuários, artigos para PETs e etc.
Outro tipo de aplicação de plástico reciclado muito utilizado em indústrias é na fabricação de paletes utilizados para substituir os de madeira devido à sua fácil higienização e à dificuldade de contaminação por agentes bacterianos.
Essa característica também foi responsável pelo aumento do uso de madeira plástica — feito com serragem e fibras vegetais que conferem resistência contra intempéries, leveza, e rigidez — na indústria moveleira para a produção de bancos de praça, decks para piscina, dormentes de trem, pisos, telhas e placas de sinalização, por exemplo.
Os tipos tereftalatos (PET) são muito usados na fabricação de tapumes para abrigo e proteção de peças (berços industriais / automotivos) de alumínio e aço inox.
Os tipos Poliolefínicos, em especial os PEs, por serem produzidos com diferentes densidades, tem diversas aplicações, em diferentes áreas — principalmente por apresentarem alta resistência a ácidos e soluções alcalinas.

Quais são os processos de reciclagem mecânica?

A reciclagem mecânica de termoplásticos exige qualificação dos profissionais que efetuam sua preparação, pois são necessárias a sua correta seleção e descontaminação. As fases dessa reciclagem são:

Separação

Ela ocorre entre cores, tipos, peças com defeito ou mais contaminadas que outras, principalmente as que são oriundas do pós-consumo. O plástico advindo de atividade industrial é mais qualificado e de mais fácil processamento.
Essa separação pode ser feita pela identificação com a queima por chama de vela (odor exalado, fuligem, bolhas produzidas ou brilho da chama), pelo corte do material com a verificação da textura de superfície ou pelo som do impacto da peça.

Moagem

A transformação se inicia em flocos (flakes) que são produzidos à partir do contato do material com as facas rotativas do moinho. Nessa fase, a limpeza do moinho e das peneiras são essenciais para não comprometer a qualidade do material por contaminação cruzada, pois este já se encontra separado.

Descontaminação

Quando ocorre a contaminação, o material precisa passar por um processo de separação que pode ser:

  • em soluções de variadas densidades como água, óleo ou álcool;
  • em equipamento cuja esteira vibratória produz uma característica estática em diferentes tipos de plástico;
  • com aditivos específicos para descontaminação / limpeza;
  • por separação por varredura espectrofotométrica.

Extrusão

Fase em que o plástico (flakes ou flocos) é transformado em grânulos onde o mesmo é submetido a um equipamento denominado Aglutinador, onde, através de atrito, é efetuado uma pré-homogeneização e também sua compactação, e, posteriormente, sofre efetivamente a granulação em si, através de extrusoras granuladoras, onde o mesmo recebe pressão, homogeneização e calor produzido por atrito em resistências elétricas.
Nessa etapa, o material adquire a forma escolhida podendo ser resfriado em equipamentos com circulação de água e/ou ar, e logo, analisado e embalado.
A heterogeneidade dos resíduos plásticos pode justificar o uso de outras formas de reciclagem, como a reciclagem química, que transforma o resíduo plástico por meio de processos químicos à sua forma original (monômeros e/ou gás) e a reciclagem energética, que se baseia no aproveitamento energético dos resíduos por meio de incineração, oriunda de um processo térmico ou elétrico.

Quais as vantagens para as empresas que utilizam o plástico reciclado?

Utilizar plástico reciclado em processos de transformação de indústrias, beneficia pela redução de custos, já que o valor de mercado de um material reciclado é relativamente menor que insumos virgens e ainda:

  • viabiliza o uso de materiais alternativos;
  • otimiza o consumo de água e energia;
  • reduz a disposição de resíduos sólidos no ambiente;
  • aumenta a eficiência dos processos produtivos;
  • aumenta a visibilidade da marca pelo comprometimento com questões socioambientais.

A qualidade do plástico reciclado é evidenciada no emprego desse insumo em diversas situações, como na construção civil ou na montagem de veículos, por exemplo, o que caracteriza a sua alta versatilidade.
Essa característica é mais presente na aplicação com materiais do tipo PP e PEAD que, por serem adaptáveis, estão presentes em diversos itens em nossas vidas.

Como a qualidade do plástico reciclado influencia na escolha da empresa fornecedora?

O sucesso no emprego do plástico reciclado e sua reinserção no mercado depende da seriedade da empresa responsável pelo processo: é fundamental que esta tenha um histórico de compromisso com o nível de qualidade do produto oferecido, assim como os profissionais que trabalham na sua linha de produção.
Além disso, é importante que sejam selecionados materiais de forma adequada, quando apontado alguma necessidade, adicionar aditivos para atingir a qualidade exigida e garantir que não sejam perdidas as características mecânicas e térmicas por sua degradação.
Entender o processo do cliente, suas necessidades e as possíveis aplicações, é fundamental para realizar um acompanhamento técnico durante todas as fases do seu desenvolvimento, evitando possíveis divergências e garantindo assim, o sucesso do projeto.
A Neuplast trabalha com 99% de plástico no pós-consumo e oferece a mais alta qualidade do plástico reciclado, desenvolvido com a excelência exigida pelo mercado. Entre em contato com a nossa empresa e conheça nossos produtos!

Sem Comentários

Desculpe, os comentários estão fechados neste momento.