Como unir gestão e sustentabilidade no seu negócio?

Como unir gestão e sustentabilidade no seu negócio?

Uma empresa não é simplesmente um aglomerado de máquinas e profissionais atuando em prol da lucratividade. Dentro do mundo corporativo, existem valores e investimentos que permeiam os aspectos econômico, social e ambiental.
Após muitos anos de degradação da natureza, principalmente por conta da exploração dos recursos naturais em prol da produção industrial, a consciência dos empresários melhorou imensamente e, hoje, a junção de gestão e sustentabilidade faz parte da rotina das grandes, médias e pequenas empresas.
Isso porque existe uma preocupação em cumprir as legislações, evitando salgadas multas, sem falar na busca por certificados que garantam excelência na produtividade. Outra preocupação é com o futuro da sociedade, principalmente em razão dos impactos da poluição na qualidade de vida.
Se a sua empresa ainda não une gestão e sustentabilidade, continue lendo este post e veja como aplicar atitudes que certamente melhorarão o clima organizacional.

O que é gestão e sustentabilidade?       

A gestão de uma empresa é conduzida por meio do planejamento, ações integradas, produtividade, redução dos custos, enfim, é a organização estrutural visando os objetivos da corporação.
Já a sustentabilidade é a utilização consciente dos recursos naturais, desde a matéria-prima até a diminuição dos impactos ambientais na linha de produção, como na utilização de filtros para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera.
Além de respeitar às normas ambientais, evitando multas ou até mesmo interdições, as empresas que unem gestão e sustentabilidade incentivam atitudes cidadãs de seus colaboradores, como o uso de garrafas no lugar dos copinhos de plásticos. Também promovem campanhas em prol da qualidade de vida, como para combater o tabagismo.
A união melhora o ambiente corporativo, deixa o clima mais agradável e promove a motivação no dia a dia, ou seja, os resultados são excelentes em todos os sentidos. Afinal, as empresas são como organismos vivos e necessitam de constantes mudanças para sobreviverem à competitividade.

Como unir gestão e sustentabilidade? 

A gestão sustentável é fundamental no melhor aproveitamento dos recursos, buscando sempre alternativas que possam amenizar os impactos ambientais na natureza. Para isso, metas e prazos são estabelecidos em cada projeto, abrindo espaço ainda para:

  • a utilização de filtros;
  • o descarte correto do lixo;
  • o bom aproveitamento dos recursos na linha produtiva.

Além de campanhas que incentivem à consciência ambiental dos funcionários. Um exemplo disso é a redução das impressões, priorizando a digitalização das informações.
A união da gestão e da sustentabilidade está inserida ainda na valorização dos recursos humanos, com atitudes que contribuam com o bem-estar dentro da corporação, sempre visando a qualidade de vida.
As empresas que investem no setor acabam tendo mais visibilidade, sendo um bom meio para melhorar a imagem junto à sociedade.  Por isso, a gestão precisa seguir a linha da sustentabilidade, evitando desperdícios e aproveitando ao máximo as possibilidades dos recursos, como o uso de materiais recicláveis.

Quais os benefícios da gestão sustentável?

Como a gestão empresarial estabelece princípios, valores e estratégias, de olho nas metas e objetivos, tudo acaba interligado com o desenvolvimento de cada área. Com o nível de competitividade crescendo a cada dia, o posicionamento das corporações junto ao mercado necessita de tomadas de decisões certeiras e sintonizadas na realidade.
Em um contexto globalizado, as preocupações com o meio ambiente se tornam extremamente necessárias, assim como o comprometimento com a qualidade dos produtos e a devida responsabilidade social com a comunidade ao redor da empresa.
Longe de cumprir apenas os interesses pessoais, as corporações que valorizam a gestão ambiental acabam sendo mais valorizadas pelos colaboradores, fornecedores e comunidade local, sem falar nas boas avaliações das autoridades públicas.
Assim, além de reduzirem gastos na linha produtiva, a prática da sustentabilidade contribui com um maior rendimento dos trabalhadores e ainda previne riscos futuros, como possíveis ações judiciais.

O que as empresas ganham com as medidas ambientais?

Dessa maneira, as empresas que adaptam os seus procedimentos adotando medidas ambientais acabam tendo mais transparência nos negócios, ponto de extrema importância na conquista dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes.
Além disso, as  medidas socioambientais engajam os colaboradores, melhorando a produtividade e também a qualidade do que é produzido, sem falar na retenção de talentos, um ponto muito valorizado atualmente pelas companhias.
Dessa forma, muita gente poderá se identificar com a empresa que adota uma gestão ambiental, pois nela os líderes sabem delegar tarefas, buscando, com o devido planejamento, as metas preestabelecidas.
Dentro da premissa da gestão e sustentabilidade, os profissionais adotam ações ecológicas que impactam na vida de todos, atuando com uma visão sistêmica, gerindo com assertividade as questões corporativas.

Por que unir gestão e sustentabilidade?  

Além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo custos e criando uma política ecológica, as empresas que unem gestão e sustentabilidade ainda podem ser beneficiadas com selos e certificações que representarão mais competitividade no mercado.

Conheça alguns certificados e selos

Primeiramente, podemos citar o ISO 14.001, um certificado que demonstra que a corporação adota medidas ambientais. O selo nacional de plásticos reciclados (Senaplas) é concedido às empresas que atuam com produtos derivados da reciclagem. Também podemos citar o rótulo ecológico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Trata-se de um selo ambiental de produtos que seguem diretrizes internacionais de sustentabilidade. O FSC (Forest Stewardship Council) é destinado para madeireiras que contam com bom manejo florestal, ou seja, demonstra o comprometimento da corporação com o replantio de mudas nativas.
Tanto os certificados quanto os selos revelam que as empresas possuem preocupações com o futuro ambiental do planeta, aumentando a credibilidade e também a valorização da marca.

Descubra as vantagens de obter as certificações

Fora isso, as companhias que conseguem atender aos critérios das certificações ambientais ganham a confiança dos clientes e fornecedores, aumentando o leque das vendas e presença de mercado.
Também podemos citar o cumprimento da legislação ambiental tanto federal quanto dos estados como um meio eficaz para evitar multas e processos trabalhistas que podem até mesmo levar uma empresa à falência.
Diante de todos os argumentos apresentados, a união entre gestão e sustentabilidade é hoje uma prática que deve ser priorizada pelas empresas que querem sempre satisfazer os clientes e também a sociedade como um todo. Afinal, o melhor exemplo é aquele praticado nos meios de produção e também nas demais atividades corporativas.
E aí, gostou do nosso post? Que tal levar conteúdo de qualidade para amigos e familiares? Então compartilhe agora mesmo este texto em suas redes sociais!

Sem Comentários

Desculpe, os comentários estão fechados neste momento.