Saiba mais sobre o uso de plástico na fabricação de brinquedos!

O plástico é um material versátil, sendo utilizado na fabricação de diversos produtos. Por isso, ele se torna essencial para indústrias e empresas que abastecem o mercado nacional, inclusive no setor de brinquedos infantis, em que o uso do material é comum, garantindo mais segurança e praticidade em momentos de lazer para as crianças.

Então, o uso de plástico na fabricação de brinquedos é tema de nosso post hoje. Se você quer saber mais sobre os benefícios do uso desse material e quais são as diferentes variações encontradas no mercado, fique atento ao texto. Boa leitura!

Quais são os tipos mais utilizados?

O plástico é encontrado em diversas variações, sendo que alguns são mais resistentes, possuem maior densidade ou alguma outra característica inerente ao material. Além disso, diversos fatores devem ser considerados ao optar por determinado tipo, já que é preciso verificar qual plástico será compatível com o produto final.

Por isso, explicaremos de forma sucinta sobre três tipos que são utilizados com frequência na fabricação de brinquedos. Confira!

Polietileno (PE)

O polietileno é considerado um dos principais materiais quando nos referimos ao grupo dos termoplásticos, isto é, aqueles que, quando entram em contato com o calor, se deformam. É importante lembrar que a fusão do polietileno ocorre a partir de 110°C. (“…Polietileno de baixa densidade é um polímero parcialmente cristalino (50 – 60%), cuja temperatura de fusão (Tm) está na região de 110 a 115 °C. A espectroscopia na região do infravermelho revelou que o polietileno de baixa densidade contém cadeias  ramificadas. http://www.revistapolimeros.org.br/files/v13n1/v13n1a01.pdf

Esse material tem características como flexibilidade e alta resistência. Sendo assim, é utilizado em grande escala na indústria de brinquedos, já que os produtos comercializados e produzidos à base de polietileno são duráveis e resistentes a condições adversas.

Polipropileno (PP)

Também pertencente ao grupo dos termoplásticos, o polipropileno é um material derivado do gás propileno. Esse plástico tem baixo custo e, ao ser usado em produtos, oferece resistência, inviolabilidade e leveza. O material também é considerado reciclável, o que ajuda no descarte correto após o uso.

PVC

O PVC também é utilizado na fabricação de brinquedos, já que é um material versátil. Ele pode ser aplicado para a produção de bonecas, piscinas e outros diversos produtos infantis. O nível de produção desse material é alto, sendo que ele só está atrás do polietileno quando falamos sobre os plásticos mais utilizados e produzidos no mundo.

Ainda outra característica que desempenha um papel importante no material é que ele é atóxico, colaborando para ser implementado em brinquedos.

E os benefícios?

O uso de plástico na fabricação de brinquedos é diverso. Por meio de produtos revestidos por esse material é possível garantir mais segurança e praticidade aos consumidores.

Neste contexto, selecionamos algumas vantagens em optar pela fabricação de brinquedos de plástico. Acompanhe!

Mais segurança

Produtos de fácil manuseio, os brinquedos infantis de plástico costumam apresentar mais segurança para a criança. Devido à leveza do material, fica mais difícil ocorrerem acidentes, torções ou cortes.

Além disso, os brinquedos presentes em parques, por exemplo, oferecem conforto aos pequenos, já que não possuem parafusos ou outro material que apresente riscos e danos às crianças.

Durabilidade maior

Os brinquedos de plástico também têm durabilidade maior. Isso acontece porque o material é mais resistente quando comparado a outros tipos utilizados em produtos infantis.

Logo, brinquedos de plástico não sofrem com ações do sol, chuva e clima frio. Mesmo após o uso excessivo, eles costumam não enferrujar, se deteriorar ou descascar. Por isso, optar por produtos de plástico garante mais tempo de utilização, aumentando, consideravelmente, a durabilidade frente a outros materiais.

Praticidade e flexibilidade no dia a dia

Uma outra vantagem é a praticidade que o uso de plástico fornece. Por ser leve, torna-se mais fácil ajustá-lo em algum cômodo ou local. Então, costuma ser mais flexível e prático. Isso se torna ainda mais importante quando falamos de um produto maior, como em playgrounds ou brinquedos utilizados para festas e recreações infantis, que podem, inclusive, ser produzidos com material reciclado.

Além disso, a praticidade envolve não somente o consumidor final, mas também atinge todos os processos. Afinal, produtos de plástico são mais fáceis para serem transportados, garantindo comodidade e mais eficiência para a empresa.

Possibilidade de reciclagem

Essa é uma vantagem não só para o consumidor e empresa, mas também para o meio ambiente. O plástico é reciclável, por isso, investir na fabricação de brinquedos desse material é uma escolha mais consciente e sustentável.

É possível aproveitar os próprios resíduos da fabricação ou, ainda, encaminhá-los para reaproveitamento.

Que cuidados são importantes ao escolher o tipo de plástico?

O tipo de plástico que será utilizado na fabricação do brinquedo deve ser uma das primeiras decisões para que ocorra a continuidade em todos os processos. Então, levar alguns fatores em consideração é essencial para não causar danos para a saúde e para o meio ambiente.

O brinquedo de plástico precisa conter apenas substâncias que sejam inofensivas às crianças e demais pessoas que manterão contato constante com o produto. Pensando nisso, considerar se há substâncias tóxicas para a saúde é fundamental. Afinal, os brinquedos têm como destinatário crianças que, muitas vezes, levam os produtos à boca, por exemplo. 

Quais são as utilizações disponíveis?

Cada vez mais, o plástico é utilizado para peças e brinquedos maiores. Muito utilizado para construção de playgrounds em apartamentos residenciais, as casinhas, escorregadores ou até mesmo motocas e carrinhos de plástico são opções flexíveis e de fácil transporte.

Além disso, o uso de plástico em brinquedos menores também é frequente nas prateleiras de departamentos infantis nas lojas. Com isso, fica claro que esse material é utilizado para a fabricação de brinquedos para as mais diversas faixas etárias e diferentes tamanhos.

O uso de plástico na fabricação de brinquedos é útil e oferece vantagens não só para o consumidor mas também para os fabricantes, que optam por materiais de baixo custo e maior resistência. No entanto, ao utilizá-lo, é preciso ficar atento ao tipo de material, selecionando as melhores opções para a saúde do cliente, considerando a ausência de substâncias tóxicas que possam prejudicar o bom uso do brinquedo pela criança.

Gostou de saber mais sobre este assunto? Então, aproveite a visita e assine a nossa newsletter. Dessa forma, você receberá nossas últimas atualizações em sua caixa de entrada!

Redes sociais:
Facebook
Facebook
Email
RSS
LINKEDIN