Plásticos em produtos pet? Saiba mais sobre o assunto!

Plásticos em produtos pet? Saiba mais sobre o assunto!

Quem tem animais de estimação sabe que o mercado de produtos pet é muito bem abastecido, com artigos para todas as espécies e raças. Ele é uma das raras unanimidades no país e isso faz a alegria da indústria de plásticos flexíveis laminados — que envolvem as rações de animais domésticos, a pet food.
O Brasil é, hoje, o segundo maior mercado de pet food no mundo. Em 2016, o faturamento total do setor pet atingiu R$ 18,9 bilhões, um crescimento de 4,9% em relação a 2015. Entram aí, além de pet food, produtos veterinários, equipamentos, acessórios e outros itens de higiene e beleza, e, ainda, serviços para pet.
Nesse cenário, a sustentabilidade é uma preocupação cada vez mais presente no segmento. Isso porque o plástico está presente nos mais diversos tipos de embalagens e até nos próprios artigos específicos para animais de estimação.
Com o uso recorrente do plástico — e o fato de ele ser um dos elementos mais polêmicos quando se fala em sustentabilidade — é fundamental procurar alternativas mais adequadas às necessidades atuais do segmento de produtos pet. Quer saber mais? Continue com a gente!

O inovador desenvolvimento do plástico

Os avanços na indústria dos plásticos possibilitaram seu uso em diferentes situações. Isso porque eles são resistentes, maleáveis e adaptáveis a muitas e diversas necessidades — o que acabou por torná-los cada vez mais presentes também no mercado de produtos pet.
Com a busca crescente por alimentos naturais para os animais de estimação, o segmento de embalagens precisou encontrar soluções capazes de proteger as rações sensíveis à oxidação. Afinal, elas agora são feitas com ingredientes frescos, sem antioxidantes artificiais, corantes, aromatizantes e insumos transgênicos.
Foi necessário, então, desenvolvimentos de embalagens para petfoods  com resistência a alta barreira a gases, umidade e luz, capazes de assegurar resistência ao calor para o produto de forma a mantê-lo em condições ideais para consumo. Ou seja, as embalagens para pet food se tornaram artigos cuja função vai além daquela de somente envolver o alimento.
Afinal, cada vez mais a procura se volta para as embalagens inteligentes e as ecologicamente corretas. O público tem se interessado por práticas, valores e cadeias de produção das empresas de pet food. Nesse contexto, o cuidado com as embalagens é o cartão de visitas das empresas do setor.
Vale lembrar, por exemplo, que é o cuidado com o meio ambiente que vai garantir que os recursos naturais continuem disponíveis no futuro. Por isso, é essencial ficar atento a tudo o que se compra: há muitos itens nocivos nas prateleiras de lojas e supermercados.

Plásticos distintos para usos diversos

Existem diferentes tipos de plástico e há grandes variações em suas características: há os mais resistentes, os mais densos, os mais maleáveis e assim por diante. Os mais comuns são o polietileno (PE), o polipropileno (PP) e o policloreto de polivinila (PVC). Saiba mais sobre eles a seguir!

Polietileno (PE)

O PE é um material termoplástico, que se deforma quando entra em contato com o calor. Suas principais características são a flexibilidade e a alta resistência. Por isso, ele é utilizado na produção de itens duráveis e durável em condições adversas. É bastante comum em embalagens plásticas.

Polipropileno (PP)

Outro termoplástico, o PP é derivado do gás PROPENO. Com baixo custo, oferece como vantagens a resistência, a inviolabilidade e a leveza. Muito comum em recipientes de produtos de utilidade domésticas.

Policloreto de polivinila (PVC)

Bastante versátil, o PVC é aplicado na produção de diversos artigos. Está entre os plásticos mais utilizados e produzidos no mundo. Suas aplicações incluem as embalagens plásticas e vão até componentes para a construção civil, passando pelos brinquedos.

As vantagens do uso do plástico em produtos pet

Produtos pet feitos de plástico são mais resistentes, leves, baratos, atóxicos, fáceis de limpar e ainda podem ser moldados em formatos e cores diversos. Assim, usar plástico nesse segmento tem grandes vantagens. Veja, a seguir, algumas das principais delas!

Durabilidade

Os artigos de plástico são mais duráveis porque o material é bastante resistente. Assim, sofrem menos com ações do sol, da chuva, do vento ou do clima frio e, mesmo com o uso intenso, se mantém em bom estado por longo tempo.

Praticidade

A leveza do material faz que os artigos de plástico sejam manuseados mais facilmente — o que facilita o transporte e a logística. Isso é um fator importante quando se trata de produtos maiores que precisam ser mudados de lugar constantemente.

Segurança

Como são itens de fácil manuseio, seu uso é mais seguro. Além disso, o material é leve e tem menos probabilidade de ocorrência de acidentes. É importante dar preferência a artigos que não tenham pontas afiadas, partes pequenas que possam ser engolidas ou que tenham alto risco de quebrar. Afinal, o animal deve se divertir sem se machucar.

Reciclagem

O plástico é um material reciclável, o que é uma vantagem não só para o consumidor e a empresa, mas também para o meio ambiente. Optar por produtos de plástico é, então, uma escolha mais consciente e sustentável.

O uso do plástico em embalagens

É comum que as embalagens de ração sejam feitas de polietileno. Essa é uma das variedades de plástico mais populares e tem um inconveniente: pode demorar até séculos para se decompor quando lançada sem critério no meio ambiente.
Tudo isso vai parar, em algum momento, no lixo. E é aí que está o problema: apesar de os níveis de reciclagem estarem em crescimento no país, boa parte desses resíduos acaba mesmo é no meio ambiente e polui ainda mais esse tão maltratado espaço.
O ideal é, então, procurar por produtos que venham em embalagens reutilizáveis ou, ainda, que sejam feitas de plástico reciclado. Assim, pode-se aproveitar os benefícios do material de forma sustentável — ou seja, sem agredir o meio ambiente.

A conscientização sobre a sustentabilidade

Todo produto pet feito de plástico deve ter uma destinação correta quando seu uso não for mais possível ou necessário. Afinal, o cuidado com a sustentabilidade é muito importante para que a preservação do planeta seja possível. Por isso, é preciso ter a consciência de que o descarte correto é imprescindível.
Isso vale para embalagens, brinquedos, caixas de transporte (usadas em viagens e visitas ao veterinário, por exemplo), recipientes de produtos de higiene e até roupas protegidas com material plástico para diferentes circunstâncias climáticas, entre outros: todos devem ser descartados com responsabilidade.
De forma geral, é muito comum encontrar artigos feitos para pet em material plástico. Esses artigos representam uma inovação importante e dão mais possibilidades ao desenvolvimento desse mercado, mas é essencial ter atenção a sua disposição ao fim do processo de uso.
Tanto as necessidades dos animais (que podem ser alérgicos a determinados componentes) quanto os cuidados com o meio ambiente devem ser levados em consideração pelos donos de bichos de estimação na hora de adquiri-los. Afinal, cada vez mais, fazer o descarte correto desse tipo de material é imprescindível.
Em resumo, o plástico trouxe muitas possibilidades ao desenvolvimento de produtos pet. Paralelamente, porém, resultou em mais responsabilidades para os donos de animais de estimação: para consumir esses itens, é preciso estar atento para não prejudicar a saúde do animal nem atingir de forma negativa o meio ambiente.
Gostou de saber mais sobre o uso de plástico nos artigos destinados a pets? Quer ficar sempre por dentro de novidades desse segmento? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em primeira mão, diretamente no seu e-mail.

Sem Comentários

Desculpe, os comentários estão fechados neste momento.