O que avaliar para escolher uma empresa de reciclagem de plástico

O que avaliar para escolher uma empresa de reciclagem de plástico

Olhe ao seu redor. Provavelmente, você está cercado por produtos feitos de plástico. O desenvolvimento tecnológico desse material, aliado à sua versatilidade, faz dele um dos componentes mais usados em diversas aplicações e produtos nos dias atuais.
Por isso, apostar na reciclagem é cada vez mais importante — especialmente porque, se descartado sem critério, o plástico pode ser bastante nocivo para o meio ambiente. Como, então, escolher uma empresa de reciclagem de plástico como fornecedor? A gente conta a seguir. Acompanhe!

A reciclagem do plástico e sua importância

Para se ter uma ideia do impacto do plástico na vida das pessoas, um levantamento da Euromonitor International indica que 20 mil garrafas plásticas são vendidas a cada segundo no planeta. A maioria delas é feita de polietileno tereftalato (o conhecido PET), que é altamente reciclável. Apesar disso, o índice de reciclagem ainda é baixo.
No Brasil, são produzidas 10,5 milhões de toneladas de resíduos plásticos anualmente. Se fosse reciclada, essa quantidade representaria cerca de R$ 5,7 bilhões retornados para a economia, segundo dados do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb).

Os benefícios de usar materiais alternativos

Os materiais alternativos ou reciclados têm sido muito utilizados na redução de custos. Isso porque, com a concorrência acirrada, ter uma opção positiva e sustentável que custa cerca de 50% do custo final do produto vale bastante a pena. Em alguns casos, essa redução (ou parte dela) é repassada ao consumidor final.
A responsabilidade pelo destino de tudo o que é consumido deve ser compartilhada entre governo, fabricantes e consumidores. Por isso, cada vez mais os projetos que contemplam a elaboração do produto, sua comercialização e seu descarte sustentável recebem investimentos.
Já há empresas de reciclagem de plástico com tecnologia adequada para atender aos requisitos de empreendimentos dos mais diversos setores com materiais alternativos e reciclados — que, hoje, são muito semelhantes às resinas prime. Assim, eles agregam valor sustentável aos produtos aos quais são incorporados.

Responsabilidade socioambiental

Muitas empresas que utilizam plástico reciclável já adotaram a filosofia de buscar implantar normas, procedimentos ou projetos que privilegiem a melhoria contínua da eficiência produtiva sem causar impactos ambientais.
Segundo a United Nations Industrial Development Organization (UNIDO), quando a prevenção ambiental é integrada a processos, produtos e serviços, o resultado é uma produção mais limpa. Consequentemente, há menos riscos para os seres humanos e o meio ambiente.

Preços competitivos

Com a eficiência produtiva alcançada pelos processos, os custos de produção já estão mais reduzidos. Assim, a empresa ganha vantagem competitiva perante a concorrência, ao passo que o preço do produto no mercado pode ficar menor: afinal, seu valor agregado é inferior ao de materiais novos.
Isso porque insumos que não usam material reciclado estão sujeitos à cotação do dólar, ao valor do barril de petróleo, a custos adicionais do processo produtivo e assim por diante. Nesse cenário, o plástico reciclado, além de confiável, garante preços mais competitivos para as empresas.

Geração de renda

A reciclagem já transforma economicamente algumas microrregiões com a criação de postos de trabalho: todos os meses, são criados 3,16 empregos de catadores para cada tonelada de material reciclado. Além disso, há oportunidades de negócios para empreendimentos de diferentes portes e nas mais distintas localidades.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), o setor de transformados plásticos criou 4.696 vagas de emprego em 2017, o que representa um crescimento de 1,5% em relação a 2016. O desempenho do segmento no país registrou alta de 2,5%.

Os fatores a serem considerados na escolha da empresa de reciclagem de plástico

Há alguns pontos essenciais que devem ser considerados durante a escolha de uma empresa de reciclagem de plástico. Veja, a seguir, os principais deles.

Seriedade

A companhia deve buscar, cada vez mais, absorver aquilo que o mercado necessita em comparação com o que ela produz. Assim, é essencial que entregue verdadeiramente o que vende.
E isso não é fácil: são necessários anos de experiência, conhecimento de mercado, profissionais capacitados, investimentos e, principalmente, profundo domínio sobre o próprio produto.

Controle

Para que seja considerada séria e competitiva, a empresa de reciclagem de plástico precisa controlar o que produz. Como os clientes exigem níveis de qualidade cada vez mais elevados, uma das formas de ela se manter competitiva é absorver as necessidades do público-alvo.
Isso vale desde a produção até as relações pós-vendas e a assistência técnica, passando pelas estratégias de vendas e por preços competitivos.

Reputação de mercado

Se o objetivo da companhia é manter-se atuante no mercado, ela deve zelar por seu nome. Afinal, um dos grandes trunfos de qualquer empreendimento é seu histórico. Além disso, é essencial ter boas referências entre os consumidores (o que inclui atender bem aos clientes, já que eles podem atestar a qualidade do serviço prestado).

Qualidade dos processos adotados

Ao escolher a empresa de reciclagem de plástico, vale a pena avaliar a qualidade dos processos adotados por ela. É preciso ter em mente que é isso que vai garantir que o cliente tenha um produto adequado às suas necessidades.

Licença para tratar do resíduo

Os resíduos recicláveis precisam ser adequadamente tratados para que, assim, passem pela reciclagem da forma correta. A companhia que vai conduzir esse processo deve ter a licença pertinente, que a permita garantir a qualidade do material produzido.

Custo-benefício, estrutura e equipamentos adequados

É essencial examinar o custo-benefício do material produzido. Portanto, avalie se aquilo que é entregue corresponde às suas pretensões.
Além disso, vale lembrar que todo o processo de reciclagem do plástico deve ser feito com equipamentos e estrutura adequados. Isso é fundamental para que se garanta a qualidade do item produzido.
Por isso, escolher uma empresa de reciclagem de plástico requer cuidado principalmente com a qualidade do material produzido. Afinal, é possível obter plástico reciclado de excelente qualidade se o fornecedor escolhido atender aos requisitos primordiais.
Você está em busca de uma empresa de reciclagem de plástico? Entre em contato com a gente para conhecer nossas soluções em compostos alternativos e saber como elas podem se encaixar em sua necessidade!

Sem Comentários

Desculpe, os comentários estão fechados neste momento.