Entenda o desempenho de materiais reciclados

Entenda o desempenho de materiais reciclados

Os materiais reciclados são os principais amigos do meio ambiente, pois evitam que o produto com resina virgem seja descartado diretamente no solo, levando centenas de anos para ser decomposto. O plástico, por exemplo, leva 400 anos, enquanto o vidro chega a ficar 1.000 anos no ambiente. 
Com isso, o desempenho de materiais reciclados vai muito além do que o seu uso propriamente dito, pois eles influenciam na economia de energia e água, na preservação de árvores, diminuem a poluição ambiental e, ainda, criam renda e contribuem com o crescimento industrial.  
Como 80% do plástico utilizado no lixo doméstico brasileiro é descartado após ser utilizado apenas uma vez, existe um gargalo no mercado da reciclagem que necessita ser modificado.
Para você observar a importância da reciclagem não só do plástico, como também de outros materiais, elaboramos este post com informações relevantes, que certamente contribuirão com a mudança de sua consciência. Vamos a elas!  

Conheça o desempenho de materiais reciclados   

A diminuição do uso de novos resíduos e matérias-primas para a produção do plástico é uma das grandes vantagens da reciclagem. Ao substituir materiais virgens em eletrodomésticos, móveis, sacolas, peças de carros, conduítes e sapatos, por exemplo, haverá uma democratização no consumo, sem falar no auxílio ao meio ambiente.
Além de terem uma sobrevida comparável ao produto virgem, os reciclados são flexíveis, resistentes e contam com baixo preço e peso. Outro ponto constatado por pesquisas está na melhoria das propriedades mecânicas, pois reciclados também são resistentes aos impactos, podendo ser reaproveitados em peças automotivas, como em para-choques, por exemplo.   
Antigamente, os eletrodomésticos utilizavam como matérias-primas vidro, metal e madeira, levando ao mercado consumidor produtos pesados e caríssimos.
Com o baixo custo da produção do plástico, principalmente tendo a reciclagem como reaproveitadora do que continuará entre nós, é possível criar novas molduras e possibilidades, fazendo com que a sociedade faça um uso consciente de um material indispensável para a sobrevivência do atual padrão de consumo. 
Dessa maneira, os materiais virgens acabam tendo um destino bem mais inteligente em comparação ao que é feito em sua grande maioria na atualidade: indo para o solo ou mares. Afinal, somente no Brasil, 25 mil toneladas de embalagens vão parar, diariamente, nos aterros, sendo um grande problema para os administradores públicos. 
Fora isso, existem ainda os descartes feitos pela indústria, que, muitas vezes, ainda não possuem setores voltados exclusivamente à reciclagem. 
Em uma comparação entre a diminuição de resíduos urbanos e a economia de recursos naturais, podemos afirmar que a reciclagem economiza petróleo – matéria-prima do plástico –, energia (no caso do alumínio), diminui o abate de árvores e reduz o consumo de água (no caso do papel) e, ainda, evita a utilização excessiva de fibras virgens na indústria têxtil.
Assim, a reciclagem traz resultados surpreendentes para o desenvolvimento social, ambiental e econômico da sociedade. Por exemplo, a reciclagem de uma tonelada de plástico permite evitar o uso de 130 kg de petróleo, quantidade que seria necessária para a produção do mesmo material em seu estado virgem.  
Reciclando uma lata de alumínio, é possível economizar energia suficiente para manter uma televisão ligada ao longo de três horas ininterruptas, ou seja, trata-se de uma iniciativa que precisa crescer urgentemente no país e no mundo.  

Descubra as diferentes funções dos reciclados 

Os materiais reciclados estão por todos os lados da economia brasileira. Neste exato momento, você pode estar sentado em uma cadeira feita com plástico reciclado, enquanto telhas são fabricadas com embalagens longa vida, as chamadas Tetra Pak. A qualidade das telhas conquista cada vez mais o mercado consumidor e se apresenta tão segura quanto as tradicionais, aliás, possuem uma resistência maior. 
Da borra de latões de combustíveis é possível produzir matéria-prima voltada à produção do aço. Lixos eletrônicos de TVs, microcomputadores, telefones e impressoras se transformam em alumínio, níquel e outros metais ferrosos e não ferrosos redirecionados à cadeia produtiva como matéria-prima para novos produtos. 
Fios de poliéster e fibras de coco são produzidos por muitas empresas por meio da reciclagem de garrafas PET, látex biodegradável ou tecido de algodão orgânico. 
De fato, os resíduos da reciclagem podem substituir até mesmo 50% da areia na produção do cimento. Estudos mostram que a porcentagem não influencia na diminuição da resistência, compressão ou flexão, sendo uma alternativa viável para o desenvolvimento sustentável, evitando a constante exploração das cavas. 
Diante dos exemplos apresentados, o desempenho de materiais reciclados é tão bom quanto o dos virgens, ou seja, trata-se de uma necessidade para a população combater os males da degradação ambiental, além de fomentar a indústria na geração de emprego e renda. 

Veja como o mercado dos reciclados enfrenta dificuldades  

Mesmo com todas as vantagens e proximidade do desempenho dos materiais reciclados com os de resina virgem, a sociedade brasileira ainda não acordou para abraçar de vez a consciência ambiental.
Primeiramente, o governo engatinha nas políticas públicas de incentivo específico ao setor. Apesar da existência do Plano Nacional dos Resíduos Sólidos, poucos avanços aconteceram. 
Podemos citar a emenda à Constituição, que prevê isenção de impostos para produtos feitos por meio da reciclagem, exceto no caso de importações, mas que ainda precisa ser aprovada no Senado e Câmara dos Deputados. 
Além disso, a maior parte dos mais de 5.000 municípios existentes no país não realizam a coleta seletiva e a própria população trata o tema com indiferença.
Assim, mais de 3 milhões de toneladas de plástico deixam de ser reciclados por ano no Brasil, trazendo um impacto altamente negativo ao meio ambiente.  
Em dados estatísticos, somente 3% do lixo vai para a reciclagem, ou seja, a iniciativa ainda não é uma prioridade dos administradores públicos, e nem dos privados, e necessita de uma ampla mudança para fazer com que nossa sociedade aproveite com mais eficiência as inúmeras possibilidades dos materiais reciclados. 

Saiba como a tecnologia pode ser uma aliada 

Diante dos desafios, a tecnologia é uma grande aliada para melhorar o índice de reciclagem não só no Brasil como, também, no mundo.
Seja na indústria, ou mesmo na coleta dos materiais nas casas e ruas, os equipamentos contribuem para melhorar a consciência ambiental. 
Podemos citar a coleta seletiva nos municípios por meio de lixeira com cores diferenciadas, o auxílio de grandes empresas para a compra de equipamentos de ponta para cooperativas de catadores, a automação das empresas de reciclagem e até mesmo scanners ópticos que fotografam pontos específicos nas esteiras e assopram o que deve ser descartado. 
Há ainda painéis solares e turbinas eólicas que contribuem com a redução no consumo de energia elétrica nos custos da operação. 
Assim, o desempenho de materiais reciclados poderá aumentar ainda mais, podendo chegar com mais qualidade e preços acessíveis ao mercado consumidor, ou seja, ganha a indústria, o cidadão, a economia e o meio ambiente.   
Depois de ler este artigo, que tal ficar por dentro da qualidade do plástico reciclado? Não deixe de aprimorar o seu conhecimento!   

Sem Comentários

Desculpe, os comentários estão fechados neste momento.