Conheça os principais diferenciais da Neuplast

O plástico é um material com grande potencial de reaproveitamento, já que pode ser reciclado diversas vezes. No entanto, para garantir a qualidade do produto resultante, alguns processos e normas devem ser seguidos pela indústria de transformação. Você conhece os diferenciais da Neuplast, que há mais de 35 anos atua no setor?

Ela é uma empresa com grande experiência no beneficiamento de plásticos pós-consumo. Todos os materiais utilizados seguem normas internacionais e têm suas propriedades testadas e analisadas em laboratórios próprios, que fazem o controle de impactos.

O plástico resultante do processo de transformação atende às especificidades de vários nichos industriais e é utilizado em diversos segmentos, como a fabricação de produtos domésticos, para jardinagem, construção civil, automobilismo, agropecuária, de limpeza, entre outros.

Continue a leitura de nosso artigo e entenda mais sobre os processos da indústria de transformação de plásticos e os diferenciais da Neuplast nesse mercado.

Conheça a história da Neuplast

A Neuplast atua no mercado de reciclagem de plásticos desde o início dos anos 1980, sendo especializada na transformação de materiais como polipropileno (PP), polietileno de alta densidade (PEAD) e poliestireno (PS).

Localizada na região de Bonsucesso, em Guarulhos (SP), em uma área de cerca de 16 mil metros quadrados, a empresa tem hoje mais de 100 funcionários e capacidade de produção de 1,6 mil toneladas mensais. Ela atende mais de 200 clientes em diversos nichos de mercado, que são considerados parceiros do negócio.

O controle de qualidade dos materiais e dos processos é um dos grandes diferenciais da Neuplast. A empresa é a única do estado de São Paulo com o Selo Senaplas (Selo Nacional de Plásticos Reciclados), concedido pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), uma certificação que identifica e valoriza as indústrias recicladoras que atuam em conformidade com critérios socioambientais e econômicos. 

Saiba como funciona a indústria de transformação do plástico

Conforme pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) para o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (Picplast), cerca de 26% do total do plástico consumido no Brasil é reciclado. Esse índice só não é maior porque a coleta ainda é falha e boa parte dos resíduos não retorna à indústria.

O levantamento mostrou que a maior parte (90%) dos materiais encaminhados para reciclagem são embalagens plásticas. A transformação desses resíduos se inicia com a sua classificação, já que existem vários tipos de plástico. Depois da triagem, o material é moído e aquecido até sua fusão.

A separação é uma etapa essencial do processo, pois, para que o material resultante da fusão seja homogêneo, os plásticos com a mesma composição devem ser aquecidos juntos.

Os plásticos são derivados petroquímicos, polimerizados em resinas como:

  • polietileno;
  • polipropileno;
  • poliestireno;
  • policloreto de vinila;
  • tereftalato de polietileno;
  • copolímero de etileno;
  • acetato de vinila.

Os principais processos para produção de plásticos são a extrusão e a injeção, que respondem por mais de 80% da produção nacional do material. No caso de resinas termoplásticas, a fusão é o método mais comum.

indústria de transformação plástica é responsável pelo fornecimento de matérias-primas para os mais variados segmentos, desde embalagens e brinquedos, até montadoras de veículos — atualmente, até tecidos são fabricados a partir de resíduos plásticos. O faturamento do setor atinge R$ 62,2 bilhões anuais.

Descubra alguns dos diferenciais da Neuplast

Qualidade

A Neuplast oferece produtos de ótima qualidade, de acordo com as normas e especificações vigentes. O Selo Senaplas certifica a preocupação da empresa com a qualidade.

Preço justo

Na comparação com produtos virgens, o preço dos reciclados é mais competitivo.

Parceria com os clientes

Para a Neuplast, seus clientes são, na verdade, parceiros. Assim, o sucesso do cliente é um dos compromissos e objetivos da empresa.

Qualificação da equipe

A empresa investe na formação e atualização de seus profissionais, além de manter laboratórios próprios para análise e teste dos produtos.

Atualização constante

O setor está evoluindo e novos materiais surgem a todo momento. A Neuplast também está em constante evolução, para acompanhar as novas tecnologias e novos produtos do mercado.

Inovação

A empresa investe em tecnologia e formas mais ágeis para realizar os processos, sempre de olho na qualidade e satisfação dos clientes.

Preocupação ambiental

Na visão da Neuplast, os resíduos plásticos são muito mais do que insumos industriais. A empresa entende e reconhece a importância da reciclagem dos resíduos sólidos. Por isso, investe fortemente em técnicas para reaproveitamento dos materiais.

Entenda a relação entre meio ambiente e indústria do plástico

O uso do plástico no mundo é cada vez maior. Estima-se que em 2050, a produção atinja 33 bilhões de toneladas. Embora seja um material versátil e de grande utilidade, seu principal inconveniente é que sua decomposição é muito demorada. Uma garrafa plástica descartada na natureza leva mais de 450 anos para se decompor, por exemplo. 

Isso é um grande problema do mundo atual, e, por esse motivo, o descarte adequado e as práticas de reciclagem são essenciais para minimizar o impacto humano no meio ambiente. Afinal, já existem indícios de que os resíduos plásticos são responsáveis pela morte de 100 mil animais marinhos por ano

Assim, o consumo responsável deve ser uma prática adotada por todos, e os consumidores precisam ter consciência quanto ao descarte e o exagero no uso de itens plásticos. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cerca de 80% das embalagens plásticas são descartadas de forma incorreta, após terem sido utilizadas uma única vez.

As empresas que utilizam materiais plásticos em seus produtos, por sua vez, devem investir em políticas de coleta e em práticas de logística reversa. Vale lembrar que a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que a coleta de resíduos é responsabilidade do fabricante dos produtos.

A gestão responsável dos resíduos é uma necessidade das empresas que buscam sustentabilidade. Esse é um dos grandes diferenciais da Neuplast, cujos processos transformam os plásticos descartados em matéria-prima para novos produtos e aplicações, dando a eles novo valor econômico.

Quer saber mais sobre as aplicações dos produtos plásticos, os seus processos produtivos e a forma de atuação da Neuplast? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. 

Redes sociais:
Facebook
Facebook
Email
RSS
LINKEDIN