Descubra 5 fontes de energia alternativas para a sua indústria

Descubra 5 fontes de energia alternativas para a sua indústria

A eletricidade representa um dos custos mais elevados da indústria. Seu uso é fundamental para movimentar equipamentos, iluminar as dependências da fábrica e dos escritórios, gerar aquecimento ou resfriamento, entre outras demandas. Por essa razão, investir em fontes de energia alternativas é uma boa solução para melhorar a competitividade.
Além de reduzir custos, a aposta em novas fontes geradoras também traz outras vantagens para a empresa, como maior sustentabilidade, melhor imagem perante os consumidores, que entenderão que o empreendimento é ambientalmente responsável, e maior independência em relação às variações tarifárias e falhas de fornecimento.
Quer entender melhor o que são fontes de energia alternativas e como usá-las em seu negócio? Acompanhe nosso artigo!

Saiba o que são fontes de energia alternativas

A energia elétrica, no Brasil, vem principalmente de usinas hidrelétricas. Porém, durante períodos de estiagem, quando ocorre escassez de recursos hídricos, muitas vezes, o governo precisa acionar as usinas térmicas, cujo funcionamento é baseado no uso de combustíveis fósseis, como o diesel.
A queima de hidrocarbonetos emite gases poluentes na atmosfera, contribuindo para problemas de saúde pública e intensificação do efeito estufa. Já existem várias iniciativas para aumentar o controle das emissões poluentes, incentivando o uso de fontes renováveis para geração de energia. Porém, apesar dos estímulos, ainda há um grande caminho a ser percorrido no Brasil para reduzir o uso de combustíveis fósseis para essa finalidade.
Aliás, além da eletricidade, os combustíveis fósseis, muitas vezes, são utilizados para acionar determinados equipamentos, em veículos ou mesmo em geradores. Além de derivados de petróleo, como o diesel e o gás natural, muitas empresas ainda utilizam carvão para produzir energia.
Além de não serem sustentáveis, do ponto de vista ambiental, tais práticas também geram altos custos para as empresas. Estima-se que, em alguns segmentos industriais, o uso de energia elétrica responda por 40% do custo de operação.
Por essa razão, investir em fontes de energia alternativas é uma boa prática, capaz de trazer resultados significativos para sua indústria. Vale explicar que fonte alternativa é qualquer meio de geração de energia capaz de substituir a tradicional, como a solar, eólica, produzida a partir de biomassa ou biogás, entre outras.
Ao investir no uso de fontes alternativas de energia, a empresa conquista diversas vantagens, como:

  • independência das bandeiras tarifárias e de reajustes promovidos pelas distribuidoras de energia;
  • maior sustentabilidade;
  • melhoria da imagem institucional e, por consequência, maior comprometimento da sua equipe em ações para promover a eficiência energética;
  • prioridade do uso de fontes renováveis e limpas;
  • maior economia.

Confira quais são as melhores fontes de energia para seu negócio

Além da energia elétrica, tradicionalmente utilizada pela indústria, existem fontes alternativas de energia, que contribuem para a economia e sustentabilidade de seu negócio.
Aliás, neste momento em que a economia brasileira mostra os primeiros sinais de que está saindo da estagnação, as empresas que conseguirem diferenciais competitivos tendem a ter uma recuperação mais rápida, o que faz toda a diferença para os resultados do negócio.
Confira as principais fontes de energia alternativa a seguir.

1.Energia solar

Os raios solares podem gerar tanto a energia térmica, normalmente utilizada para aquecimento de água e outros fluidos, quanto a fotovoltaica.
Em ambos os casos, é necessária a instalação de painéis solares, que captam a irradiação. Para a energia térmica, é preciso um boiler que mantém os líquidos aquecidos. Além de água e outros fluidos utilizados em processos industriais, esse sistema permite água aquecida em refeitórios e instalações sanitárias.
Já a energia solar fotovoltaica é o resultado da conversão da luz do sol em eletricidade. A energia elétrica gerada pelo sistema é utilizada para movimentar equipamentos, gerar calor, refrigerar ou iluminar. Se houver geração excedente, é possível, inclusive, fornecer energia para a rede de distribuição.

2. Energia eólica

A energia eólica é produzida a partir da movimentação de turbinas acionadas pelo vento. É uma fonte de energia de baixo custo, que não produz ruídos e não gera poluição. Embora a instalação de uma usina eólica em sua empresa não seja viável, é possível comprar energia de uma usina geradora, tornando-se um consumidor livre de energia.

3. Energia produzida a partir da biomassa

Biomassa é um resíduo de matéria orgânica, principalmente de origem vegetal. Essa fonte é muito utilizada na indústria de cana-de-açúcar, que produz açúcar e etanol, com a utilização dos resíduos da cana (vinhaça). 
Já existem também iniciativas capazes de transformar a biomassa em açúcares celulósicos, para serem usados no lugar de polímeros, em processos industriais. Para converter a biomassa, é necessário o uso de alta pressão e água em temperatura elevada (que pode ser aquecida por energia térmica).

4. Biogás e biometano

O biogás é derivado da decomposição de matéria orgânica, na ausência de oxigênio. O biometano, por sua vez, resulta do processo de purificação do biogás, até atingir características similares às do gás natural de origem fóssil.
Essa fonte energética é um importante elemento da chamada economia circular, pois resolve dois problemas distintos:

  • necessidade de energia para geração de calor e movimentação de máquinas, entre outros;
  • destinação adequada de resíduos que normalmente seriam encaminhados a aterros sanitários.

5. Energia hidráulica

A energia hidráulica é a força criada por um óleo, ou fluido industrial, sob pressão, para geração de energia mecânica. Ela é utilizada para movimentação de maquinário pesado ou mesmo em outros equipamentos presentes no dia a dia de empresas e condomínios, como elevadores.
Entre suas vantagens, estão o fato de não emitir poluentes, ser renovável e representar baixo custo operacional.
Essas são as principais fontes alternativas de energia, que contribuem para a redução de custos em seu negócio, além de promover a sustentabilidade e a maior independência de fornecedores tradicionais. Vale destacar que é importante, antes de investir em um sistema alternativo de geração, implantar um programa de eficiência energética em sua empresa.
A adoção de algumas práticas para evitar o desperdício de energia, bem como a mudança de cultura por parte dos funcionários e gestores, é fundamental para que um novo sistema, baseado no uso de fontes alternativas e renováveis, seja dimensionado de forma adequada e atenda às necessidades de sua empresa.
Para tanto, é importante promover ações educativas e investir na manutenção adequada de equipamentos. Além disso, mudanças estruturais, como substituição de lâmpadas comuns por LEDs e sistemas que possibilitem maior conforto técnico, também são essenciais. Ao investir em fontes de energia alternativa, todos saem ganhando: sua empresa, seus colaboradores e o meio ambiente.
Gostou das informações? Deixe seu comentário em nosso post, contando sua experiência com fontes de energia renováveis!

Sem Comentários

Desculpe, os comentários estão fechados neste momento.