Otimização de processos: qual a relevância e como aplicar? Entenda!

A otimização de processos industriais é fundamental para melhorar a produtividade e, com isso, alcançar melhores resultados. Para tanto, é necessário analisar todas as etapas do processo produtivo, verificando onde existem gargalos que possam ser corrigidos, além de investir em programas para a redução de perdas.

A automação também tem um papel essencial nessa tarefa. Com o uso de novas tecnologias, é possível conseguir maior eficiência, fazendo com que a empresa cresça, sem que ocorra aumento de custos. Este, aliás, é o conceito de otimização de processos, uma estratégia que promove o crescimento corporativo sustentável, por meio da redução de despesas e maior produtividade.

Quer entender melhor como colocar isso em prática? Acompanhe o nosso post e confira como fazer esse planejamento e melhorar o desempenho da sua empresa!

Descubra o que é otimização de processos

Como mencionamos, essa é uma estratégia que permite que a sua empresa cresça de forma sustentável sem que ocorra elevação de custos.

Para colocá-la em prática, é necessário fazer uma análise profunda de todas as atividades, avaliando se existem pontos de desperdício que poderiam ser evitados, falhas produtivas em função de problemas nos equipamentos ou mesmo erros causados por falta de treinamento.

O gestor da empresa precisa fazer um verdadeiro raio X de todas as atividades, para identificar os gargalos e corrigir os problemas. Para tanto, vale a pena seguir algumas etapas:

  • faça um mapeamento de todos os funcionários, atividades executadas por cada um, desempenho individual e das equipes;
  • verifique quais processos podem ser melhorados;
  • observe os equipamentos e seu funcionamento, analisando se há necessidade de corrigir falhas. Em muitos casos, as perdas são decorrentes de paradas para manutenção não programadas, que interrompem o processo produtivo;
  • implante as melhorias e acompanhe os resultados.

Saiba como colocar a otimização em prática

O mapeamento de todas as atividades da empresa é o primeiro passo para a otimização de processos. Essa análise permitirá que o gestor enxergue com mais facilidade onde estão as falhas e estabeleça formas de contorná-las. Com isso, a empresa diminui os gastos, aumenta sua eficiência e, consequentemente, se torna mais competitiva.

Vale destacar que esse trabalho precisa ser contínuo, uma vez que novos gargalos podem surgir com o tempo. Então, é fundamental estar atento a todos os processos da empresa e se antecipar aos problemas, corrigindo as falhas assim que forem identificadas e investindo em boas práticas.

Confira, a seguir, as nossas dicas para fazer esse diagnóstico de forma eficiente.

Acompanhe o fluxo de trabalho da empresa

Documente todas as atividades da empresa, tanto as executadas por funcionários quanto o desempenho de máquinas e equipamentos. Verifique se o tempo de execução está adequado, se a quantidade de colaboradores é suficiente para cada tarefa e se existe possibilidade de introduzir mais automação.

Esse olhar crítico permitirá que o gestor identifique pontos de melhoria, como a necessidade de treinamento, de adequação das equipes ou mesmo de substituição de equipamentos. É importante, também, implantar uma rotina de manutenção preventiva, evitando que paradas não programadas interfiram na produtividade.

Nessa etapa, é possível que alguns processos precisem ser substituídos ou mesmo descartados, por terem se tornado desnecessários ao longo do tempo. Um exemplo disso são algumas ações administrativas que podem ser otimizadas com o uso da tecnologia, já que as obrigações fiscais, contábeis e tributárias, hoje, são todas feitas de maneira on-line.

Vale a pena analisar os fornecedores, renegociando contratos e prazos, de acordo com a necessidade identificada. Com o aumento da produtividade, será necessário elevar a quantidade de matérias-primas utilizadas, por exemplo.

Promova mudanças

Depois de fazer esse diagnóstico e identificar onde estão as falhas, é preciso realizar mudanças para corrigir os erros. Como mencionamos, a adoção de uma rotina de manutenção preventiva é fundamental para evitar perdas. Mas, além dessa estratégia, é preciso analisar se existe necessidade de ampliação ou mesmo de substituição dos equipamentos.

É importante considerar que a tecnologia é uma aliada para a otimização de processos. Várias atividades industriais ou mesmo administrativas se tornam mais eficientes com o uso da automação. Não se trata de substituir pessoas por máquinas, mas de aumentar a produtividade do trabalho com a ajuda da tecnologia, reduzindo o desperdício de tempo nas operações cotidianas.

Procure envolver a equipe nas mudanças, conversando com cada departamento sobre os gargalos e problemas existentes, e considerando as sugestões. Isso, além de ajudar a entender melhor os pontos de melhoria, também contribui para a motivação dos colaboradores.

Invista em automação

A automação industrial garante maior eficiência e, sem dúvida, contribui para o aumento da produtividade. Porém, é fundamental que todos os colaboradores conheçam as novas ferramentas e sejam treinados para acompanhar o processo produtivo. Essa tecnologia é importante especialmente em áreas consideradas de risco, pois promove maior segurança ao reduzir a ocorrência de acidentes.

Além da fábrica, outros departamentos também são beneficiados com a adoção da automação. O armazenamento de informações em nuvem, por exemplo, promove a melhoria da gestão de documentos e facilita o acesso aos dados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, o que contribui para a tomada de decisões e o controle por parte dos gestores.

As inovações tecnológicas permitem que todos os departamentos sejam integrados, promovendo ganhos importantes para o desempenho da empresa. Da compra de insumos até a atividade de pós-venda, todas as ações da empresa ganham eficiência e podem ser acompanhadas, possibilitando a melhoria da gestão e do controle de qualidade.

Acompanhe os resultados

Depois de implementar mudanças, monitore os resultados. Observe se a adoção de novas tecnologias reduziu o desperdício e se o treinamento da equipe tornou mais rápida a execução dos processos. Esse acompanhamento precisa ser contínuo para que os benefícios sejam duradouros.

Com a otimização de processos, a eficiência da empresa aumenta, fazendo com que ela se torne mais competitiva em relação à concorrência. Esse é o cenário da chamada indústria 4.0, na qual a automação assume papel fundamental para os ganhos de produtividade, ajudando no controle de todas as ações da empresa e impulsionando os resultados do negócio.

Entendeu a importância de fazer um diagnóstico correto de todas as atividades corporativas e automatizar os processos conquistando maior eficiência? Então, assine a nossa newsletter para receber mais informações que vão contribuir para a competitividade do seu negócio!

Redes sociais:
Facebook
Facebook
Email
RSS
LINKEDIN