Entenda a importância da inovação digital para as indústrias

Entenda a importância da inovação digital para as indústrias

Com a concorrência a cada dia mais acirrada, empresas de todos os portes precisam investir em ferramentas e tecnologias que promovam maior competitividade. Nesse contexto, a inovação digital é um caminho necessário (e sem volta) na busca por melhores resultados.
As ferramentas digitais permitem mais agilidade e organização dos processos, viabilizam novos formatos de comunicação com clientes, funcionários e fornecedores, e contribuem para a maior visibilidade da empresa. Investir na transformação digital é uma estratégia essencial para otimizar os resultados da sua empresa e mostrar ao mercado os seus diferenciais.
Você sabe como as indústrias devem aproveitar as ferramentas digitais e quais os caminhos para obter melhores resultados e maior aperfeiçoamento nos processos? Leia este post para entender como a inovação digital faz toda a diferença em seu negócio!

Saiba o que é inovação digital

O conceito de inovação digital vai muito além da maneira como as pessoas atualmente consomem informações. A busca por conteúdos on-line, de forma independente, transformou a percepção que os leitores têm das notícias e das campanhas de marketing das empresas.
No entanto, transformação digital quer dizer muito mais do que isso. Nas empresas, além da área de comunicação, a transformação digital significa automatização dos processos, integração de sistemas e até mesmo a adoção de máquinas e equipamentos conectados e inteligentes. A inovação digital promove uma disruptura com as práticas até então adotadas.
Para as indústrias, a inovação digital está trazendo mudanças que alteram completamente a forma como as fábricas atuam. O uso de novas tecnologias, como o armazenamento de dados em nuvem, os sensores, a robótica e a inteligência artificial estão transformando o comportamento e as práticas das empresas.
Tudo isso gera também uma mudança na cultura corporativa. Os profissionais que atuam no setor precisam se atualizar para lidar com as novas tecnologias, além de replicar as informações sobre as inovações.
O resultado de tudo isso é sentido diretamente nos números da empresa: mais agilidade, mais visibilidade, menos acidentes, menor perda de dados e maior eficiência estão entre os benefícios propiciados pelas novas tecnologias.

Entenda como a automação beneficia seus negócios

A adoção de sistemas e equipamentos conectados rende diversas vantagens a sua empresa. Vale lembrar que as máquinas não substituem as pessoas, mas com a ajuda da tecnologia alguns processos são realizados de forma mais eficiente, seguindo padrões predeterminados.
Os profissionais continuam sendo necessários, para programação e controle. Ou seja, todos precisam se atualizar para trabalhar em um ambiente que prioriza a inovação digital e tecnológica.
O uso de automação permite que as máquinas consigam interagir com a edificação, com soluções logísticas que facilitam o armazenamento e o controle de estoques e com os sistemas utilizados em plataformas de vendas das empresas.
Nas indústrias, o uso de automação reduz o risco de acidentes e de erros nos processos, além de promover agilidade. Embora o custo de implantação e manutenção seja maior, a adoção da automação traz grandes benefícios: permite que as paradas para manutenção sejam ser programadas; a velocidade dos processos se torna maior; e, em muitos casos, o risco à saúde e segurança das pessoas se reduz.
Apesar de todos os benefícios, a indústria brasileira ainda engatinha na adoção de novas tecnologias digitais. Conforme uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), somente 1,6% das empresas brasileiras afirmam ser uma Indústria 4.0, ou seja, estão inseridas na chamada Internet Industrial. 
A boa notícia é que o estudo da CNI aponta que até 2027 quase 22% das indústrias nacionais devem estar inseridas nas novas tecnologias digitais. Para tanto, as empresas terão que investir em novos softwares e equipamentos, mas, principalmente, precisarão passar por uma grande mudança de cultura.

Confira as dicas para investir na inovação digital

Sua empresa não precisa iniciar a transformação digital substituindo todos os equipamentos e mão de obra. É possível, aos poucos, introduzir mudanças significativas que, além de promoverem melhores resultados e maior economia, também vão contribuir para a mudança de cultura da equipe no longo prazo.
Uma atitude essencial no mundo atual é garantir que a empresa tenha presença on-line, seja por meio de um blog, site, redes sociais ou aplicativos. Hoje, as pessoas buscam informações na internet, e as empresas que não têm essa presença digital já começam seus negócios em desvantagem em relação aos concorrentes.
Além da presença digital, outras ações devem ser instituídas:

  • adote programas que permitam o gerenciamento de estoques, de forma integrada com os departamentos de compras e de vendas. Isso trará maior agilidade às negociações;
  • a gestão digital de estoques, resíduos, insumos, fornecedores e outros detalhes do negócio promove economia, uma vez que os dados são de fácil identificação pelos profissionais responsáveis;
  • a presença digital permite maior engajamento, tanto dos funcionários quanto da comunidade do entorno da empresa, que pode ser convidada por meio de redes sociais ou outras ferramentas a participar de diversas ações voltadas à preservação ambiental, ou de cunho social;
  • na fábrica, automatize os processos possíveis, ganhando agilidade e eficiência;
  • invista em sistemas automatizados de logística e rastreabilidade de produtos. Todos os softwares devem ser integrados em um sistema ERP (Enterprise Resource Planning);
  • adote tecnologias para armazenamento de dados em nuvem, permitindo que as pessoas acessem as informações de qualquer lugar e também garantindo que dados essenciais da empresa não serão perdidos no caso de pane nos equipamentos;
  • invista no treinamento da sua equipe. Os profissionais não serão substituídos pela tecnologia. Pelo contrário, a transformação digital exigirá funcionários mais capacitados para lidar com os equipamentos e para fazer as integrações necessárias.

A inovação digital garante maior competitividade às empresas. Além dos ganhos de eficiência e economia de recursos, a equipe e a comunidade são envolvidas por meio da transformação digital, os processos são melhor controlados e os resultados ficam mais fáceis de serem analisados, ajudando a identificar erros e acertos. Tudo isso, no longo prazo, se transforma em um diferencial importante para que sua empresa conquiste maiores fatias do mercado.
Gostou de saber como as estratégias digitais impactam seu negócio e garantem maior destaque da sua empresa no mercado? Compartilhe nosso artigo em suas redes sociais e divida essa informação com seus contatos!

Sem Comentários

Desculpe, os comentários estão fechados neste momento.