Como e por que ter uma gestão de fornecedores na indústria? Entenda!

Como e por que ter uma gestão de fornecedores na indústria? Entenda!

A gestão de fornecedores é uma forma eficiente de controlar o abastecimento da cadeia de suprimentos de uma empresa, a qual deve estar em conformidade com o SLA — Service Level Agreement — preestabelecido pelos envolvidos no processo.
Um gerenciamento eficiente desse tipo de relação é importante para que as empresas não se submetam aos gargalos que prejudicam seu processo produtivo, como a falta de insumos, taxas de stockout, falhas no lead time do produto e falta de conformidade com prazos de entrega, que interferem na fluidez do fluxo de caixa e nos índices de satisfação dos clientes.
Neste artigo, vamos orientá-lo quanto a gestão de fornecedores na indústria para que esse tipo de problema não afete os resultados do seu negócio. Confira!

Quais os requisitos que devem ser observados em um bom fornecedor?

Atendimento

Os canais de atendimento do seu fornecedor devem estar acessíveis e disponíveis no momento que o seu processo produtivo exigir. Além disso, a flexibilidade no atendimento, quanto às formas de negociação e de pagamento, devem seguir especificações de aquisições anteriores, mas também serem abertas às mudanças necessárias, caso algum imprevisto aconteça.

Localização

A localização da empresa com a qual se deseja adquirir algum produto ou serviço é essencial, pois pode facilitar a agilidade na entrega do pedido. Com prazos de entregas mais curtos, também é mais fácil atender aos clientes. Além disso, os custos logísticos são reduzidos.
Caso essa proximidade não seja possível é necessário, ainda, estabelecer uma gestão de fornecedores com as transportadoras responsáveis pelas entregas para que nenhum gargalo seja encontrado na linha de fornecimento.

Relação custo-benefício

Os preços praticados pelos fornecedores devem ser considerados, e sendo mais baratos, mais vantajoso será para a empresa. Mas se a média estiver fora do que se pratica no mercado, a relação entre custo-benefício precisa ser estudada:

  • a qualidade desses produtos justifica o valor que será investido?
  • quais os diferenciais adquiridos nessa relação?

Experiência

O histórico de fornecimento e, inclusive, as referências positivas de outros consumidores podem guiar as empresas na busca por um fornecedor que atenda às expectativas da gestão de fornecedores.

Certificações

Esse é outro ponto importante que precisa ser avaliado: as certificações de qualidade e de conformidade com a legislação ambiental, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e Normas Regulamentadoras da segurança no trabalho, dizem muito sobre os valores que a empresa contratada assume no mercado.
Além disso, ter uma certificação é uma forma de garantir aos clientes, caso a empresa não tenha muita experiência no mercado e uma marca estruturada, de que os serviços ou produtos oferecidos têm procedência e são confiáveis.

Como fazer uma gestão de fornecedores eficaz?

Utilize sistemas de gestão

A gestão de qualquer tipo de relação, seja ela entre fornecedores, clientes ou colaboradores, é facilitada e mais eficiente quando as informações pertinentes ao contrato e os níveis de SLA acordados são registrados e armazenados de forma a serem consultados com mais rapidez.
Esse tipo de vantagem é oferecido por sistemas de gestão empresarial, como ERPs (Enterprise Resource Planning) ou CRMs (Customer Relationship Management) que, de uma forma integrada, objetiva critérios de avaliação, estabelece processos de comunicação e consulta de dados.
Além disso, com a tendência eminente da Indústria 4.0., a integração nas empresas entre máquinas, em um processo chamado M2M (machine to machine) poderá ocorrer também na relação com clientes e fornecedores, sendo interessante, como vantagem competitiva, já se preparar para esse advento.

Organize os processos

O planejamento adequado do fornecimento de uma indústria para a escolha de um fornecedor, o qual deve atender às expectativas dessa relação, é feito após se conhecer todas as fases e processos da cadeia de suprimentos. Nesse sentido, é fundamental estabelecer objetivos e metas tangíveis, que estejam bem alinhados e claros aos fornecedores.
O mapeamento de processos pode ser feito com ferramentas de gestão que auxiliem no estabelecimento desses objetivos e metas, como método SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Time based), Análise SWOT (Strengths, Weakness, Opportunities e Threats) ou Six Sigma. Após definido cada processo é preciso envolver os colaboradores e fornecedores nessa relação.

Estabeleça níveis de SLA

O SLA é um indicador de desempenho e componente imprescindível de qualquer gestão de fornecedores, que inclui elementos e condições de disponibilidade do serviço por meio de um contrato em que se detalha o que foi acordado entre as partes, especificando as particularidades de cada relação.
Um acordo desse nível lida com aspectos de confiabilidade, capacidade de resposta, pontualidade, formas de monitoramento e as consequências pelo descumprimento das obrigações.

Construa um bom relacionamento

Após determinar o método de fornecimento, o fornecedor mais adequado para cada processo da empresa e avaliar suas especificações, é preciso manter uma comunicação frequente para que a relação seja estreitada.
A gestão desse relacionamento com fornecedores é chamada de Supplier Relationship Management e deve ser monitorada para garantir que os SLAs sejam respeitados, a fim de que as partes atinjam os seus objetivos na relação.

Quais os benefícios da gestão de fornecedores?

Redução de riscos

Por meio de uma boa gestão de fornecedores são garantidas apenas as relações que atendem as necessidades do negócio, minimizando a ocorrência de atrasos nas entregas ou o descumprimento das condições de qualidade exigidas.
Apesar disso, como sempre podem ocorrer falhas, é necessário que, pelo menos, dois fornecedores de cada insumo atendam a essa necessidade específica, que justifique a reposição imediata por outro fornecedor nessas ocasiões e, até mesmo, para não criar uma dependência desfavorável à empresa.

Facilidade de negociação

O poder de barganha também é uma grande vantagem, já que com uma boa base de dados de fornecedores a empresa tem maior embasamento e conhecimento para negociar prazos, quantidades mínimas de aquisição, formas de pagamento e outras variáveis.

Redução de custos

Essa facilidade de negociação também permite uma redução dos custos de aquisição, que podem se estender para todo o processo logístico, principalmente o de transporte de material, caso a relação esteja estreitada ao ponto dessa despesa ser rateada entre as partes.
Com uma gestão de fornecedores eficaz, baseada em uma avaliação constante da eficiência, em relação à qualidade e agilidade na entrega dos produtos, e na flexibilidade entre as negociações é possível estabelecer quais empresas servirão de pilar para o crescimento do seu negócio. Um dos principais aspectos que um bom fornecedor deve atender está relacionado à sustentabilidade dos seus processos de produção.
Quer entender melhor sobre a gestão de resíduos de uma indústria? Selecionamos um artigo interessante para você!

Sem Comentários

Desculpe, os comentários estão fechados neste momento.