7 dicas para reduzir o custo de matéria-prima na indústria

7 dicas para reduzir o custo de matéria-prima na indústria

O ganho de competitividade entre as empresas passa por três pilares: redução dos custos, otimização do tempo e eficiência nos processos produtivos. Assim, para chegar à excelência, sempre primando pela qualidade dos produtos e serviços, uma dica fundamental é planejar todas as ações, avaliando estrategicamente cada decisão. 
Nesse cenário, a constante busca pelo melhor aproveitamento do custo de matéria-prima é essencial, tendo em vista que desperdícios devem ser evitados assim como atitudes que reflitam em uma maior lucratividade devem ser incentivadas.
Para você levar a sua empresa ao crescimento, vamos mostrar, neste post, 7 dicas que ajudarão a reduzir os custos de matéria-prima. Então venha conosco e não fique para trás! 

1. Faça um bom planejamento da produção   

Conhecer a fundo a realidade da sua empresa é fundamental para reduzir o custo de matéria-prima. Faça um balanço de quantos quilos de determinado insumo estão entrando em sua linha produtiva, os custos e todos os valores envolvidos nos processos. 
Com o objetivo de sempre ficar por dentro das contas, elabore relatórios referentes aos custos de cada colaborador e ao impacto das ações internas e externas nas finanças. Também estabeleça medidas que possam contribuir com a redução dos gastos, como com energia elétrica, manutenção de equipamentos, entre outros. 
Vale a pena sempre reunir os líderes para que cada um apresente os números de seus setores, incentivando as boas práticas e sugerindo melhorias onde houver pontos negativos. Introduza metas e prazos para diminuição nos gastos, estabelecendo ações que possam contribuir para que os objetivos sejam atingidos. 
Dessa maneira, o planejamento será muito útil para evitar perdas financeiras em momentos de instabilidades, garantindo uma boa saúde orçamentária em sua empresa. 

2. Avalie o desempenho de cada processo   

O mau uso das matérias-primas representa um dos principais problemas enfrentados pelas companhias, principalmente de reciclagem de plástico, mas a avaliação dos processos pode contribuir para melhorar as tomadas de decisões. 
Ao avaliar o desempenho de cada setor da sua empresa, certamente você saberá onde são necessários novos investimentos e que áreas devem colocar o pé no freio. Assim, a gestão terá em mãos números que auxiliarão na busca por melhores resultados.
Faça um cálculo sobre quantos produtos podem ser finalizados com determinada quantidade de matéria-prima comprada, estabelecendo metas que só não serão atingidas se houver falhas nos processos. 
Caso você constate gargalos, a dica é orientar os colaboradores, mesmo que novos treinamentos sejam necessários. Afinal, a capacitação é uma alternativa para melhorar os procedimentos tanto internos quanto externos. 

3. Adote medidas de redução dos desperdícios 

Além das matérias-primas, as empresas enfrentam problemas com desperdícios em diversos setores, como energia elétrica, peças, equipamentos diversos, encargos trabalhistas, enfim, o leque é grande.  
Vale a pena sempre adotar medidas que reduzam os gastos, como melhor aproveitamento das matérias-primas por meio da conscientização dos funcionários ou controle do estoque. Nesse ponto, a presença de um líder é fundamental para monitorar as ações.
Busque sempre realizar análises de dados e insira softwares de gestão que auxiliem nas tomadas de decisões. Também reduza processos ou elimine pontos que não agregam valor ao produto final e repense investimentos.
Afinal, uma decisão precipitada pode comprometer o orçamento anual da sua empresa, prejudicando consideravelmente as finanças. Portanto, antes de comprar um equipamento novo, por exemplo, veja se há suporte para honrar com as parcelas do financiamento. 
Outro ponto chave é estimular os colaboradores a agirem com consciência. Afinal, quem atua com reciclagem sabe das inúmeras vantagens do setor, como a diminuição da poluição do solo, da água e do ar. Além disso, evita-se o sobrecarregamento de materiais nos aterros sanitários, sendo um ponto positivo para melhorar a qualidade de vida da população.       
Com isso em mente, crie uma política de incentivos para os destaques do mês, como uma bonificação extra ou um prêmio de folga remunerada no fim de semana. Trata-se de uma motivação a mais que influencia positivamente na melhora da produtividade. 

4. Negocie com os melhores fornecedores 

Quanto maior a sua proximidade e confiança com os fornecedores, maiores serão as chances de flexibilidade nas formas de pagamento e também na agilidade no cumprimento dos prazos de entrega.  
Tenha em mãos uma lista de todos os seus fornecedores. Se possível, coloque em sua agenda estrelinhas sobre a qualidade de cada um deles. Dessa forma, você saberá rapidamente com quem terá um maior poder de negociação, auxiliando na conquista de descontos atrativos. 
Ao estabelecer um bom relacionamento com os fornecedores, ficará mais fácil também os processos de possíveis trocas de matérias-primas que vierem com defeitos ou até mesmo a substituição de alguma empresa que não esteja alinhada com os objetivos da sua companhia. 

5. Escolha os melhores materiais 

Imagine comprar determinadas matérias-primas que estejam fora do padrão de qualidade dos produtos que deverão ser elaboradores em sua empresa em um prazo de um dia. Certamente, haverá atrasos na entrega e possíveis reclamações dos clientes. 
Trata-se de um risco que influencia imensamente em perdas financeiras, pois, muitas vezes, haverá a necessidade de uma nova compra. Por isso, tenha em seu quadro de colaboradores um profissional capacitado para escolher os melhores materiais, que sejam certos para o segmento de plástico. 
Outra orientação importante é verificar a qualidade do que chega oriundo de cooperativas de reciclagem. Afinal, há situações em que o reaproveitamento do plástico pode ser comprometido. Portanto, tenha um olhar bem crítico com esse ponto e faça uma boa fiscalização, sem deixar espaço para possíveis perdas no custo de matéria-prima. 

6. Reavalie a tributação   

Diante de uma realidade em que a carga tributária é um dos principais problemas enfrentados pelos empresários brasileiros, sempre é indicado que o gestor da sua companhia faça uma reavaliação do que pode ser alterado ou readequado. 
Sabendo que os resultados podem ser melhorados, muitas vezes uma consultoria externa auxilia na busca por soluções viáveis que representem economias consideráveis. Também pode ser uma auditoria realizada pelo próprio departamento contábil. 
Com os dados em mãos, o regime de tributação pode ser alterado ou até mesmo existe a possibilidade de a sua empresa conseguir descontos ou isenções, de acordo com os programas governamentais existentes. 
Afinal, há benefícios para companhias que investem em programas sociais, que adotam medidas ambientais, contribuindo com a redução dos impostos a pagar. 

7. Mensure os resultados da mudança

Observando a redução no custo de matéria-prima, o próximo passo é mensurar os resultados da mudança, ou seja, nada melhor do que efetivar o que aconteceu em um determinado período de tempo. 
Além de incentivar os colaboradores a continuarem com as boas práticas, adote métricas e indicadores de performance que o auxiliarão no constante acompanhamento das informações. Assim, riscos serão previstos com antecedência e investimentos poderão ser realizados com mais eficiência.  
Dessa maneira, a gestão da sua empresa estará comprometida com o melhor aproveitamento dos recursos, fazendo com que o custo de matéria-prima esteja sempre dentro do cronograma anual. 
Como uma das maneiras de diminuir os custos é por meio da adoção de medidas ambientais, leia agora o artigo que revela as vantagens de ser uma empresa verde. Até a próxima!

Sem Comentários

Desculpe, os comentários estão fechados neste momento.